Projeto de Motor Hipersônico Aspirado Nacional Mais Perto do Que Nunca!! IEAv e Indústria Nacional, Juntos, Caminhando a Passos Largos em Busca Desse Objetivo.

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (16/07) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que Projeto de Motor Hipersônico Aspirado nacional está mais perto do que nunca!! IEAv e indústria nacional, juntos, caminhando a passos largos em busca desse objetivo..

Duda Falcão

Projeto de Motor Hipersônico Aspirado Nacional Mais Perto do Que Nunca!! IEAv e Indústria Nacional, Juntos, Caminhando a Passos Largos em Busca Desse Objetivo.

IEAv - Instituto de Estudos Avançados


A Força Aérea Brasileira, por meio do Instituto de Estudos Avançados, IEAv, órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, DCTA, localizado em São José dos Campos, SP, acaba de dar mais um passo no desenvolvimento de tecnologias hipersônicas aspiradas: a contratação da Orbital Engenharia, empresa que atua no setor aeroespacial, para manufatura e serviços de qualificação do protótipo do motor hipersônico, cujos ensaios em voo ocorrerão no biênio 2020-2022, como parte das tarefas do Projeto 14-X.

“Diferentemente de outros sistemas de propulsão, o motor hipersônico aspirado é capaz de sustentar voos de altíssima velocidade, tipicamente acima de Mach 5, valendo-se do oxigênio da própria atmosfera, sem a necessidade de tê-lo embarcado no veículo, como nos motores-foguetes”, explica o Dr. Israel Rêgo, gerente do Projeto 14-X. Isso se traduz em um importante ganho de desempenho, seja em aplicações de acesso ao espaço, seja no voo atmosférico de longa duração.

Segundo o Dr. Dermeval Carinhana, Chefe da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica, “com a realização do ensaio em voo do protótipo, os pesquisadores do IEAv terão condições de aperfeiçoar seu funcionamento, rumo ao desenvolvimento da plataforma completa de demonstração do voo hipersônico aspirado, prevista para o biênio 2026-2028, objetivo central do Projeto 14-X”.

Nesse contexto, conclui o Cel Lester, Diretor do IEAv, “a contratação de uma empresa tipicamente nacional, por meio de convênio junto à Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais, FUNCATE, consiste em um importante marco para a consolidação de tecnologias hipersônicas aspiradas genuinamente brasileiras, indicando uma clara e inequívoca aproximação entre os ambientes de pesquisa, Defesa e setor produtivo. Além disso, mostra o compromisso do IEAv com a Base Industrial Nacional, movimentando a economia, gerando empregos e qualificação especializada, com o desenvolvimento de produtos de altíssimo valor agregado”.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Pois é leitor, como o Cel. Lester (diretor do IEAv) tem dito aqui em comentários feitos em notas anteriores, o Projeto do Veículo Hipersônico Aspirado 14-X está dentro do prazo e deverá mesmo comprimir o seu cronograma de desenvolvimento e lançamento (14-X S1 em 2020 e 14-X S2 em 2022), o que nos trará pelo primeira vez em décadas a sensação de que realmente algo relevante e positivo está avançando dento do PEB. Tomara mesmo que toda programação prevista para o CLA até 2022 (veja aqui) seja realmente cumprida e que o Programa Espacial tome verdadeiramente um rumo de desenvolvimento a partir do sucesso dessas missões. A título de esclarecimento aos menos informados, a maquete na foto acima é muito provavelmente do VAH - Veículo Acelerador Hipersônico (um foguete baseado no foguete de sondagem brasileiro VSB-30) tendo como caga útil o experimento 14-X S1, veículo este que realizará o primeiro voo de teste de partes do futuro Veiculo Aeroespacial Hipersônico Aspirado 14-X brasileiro, que tem como meta no futuro atingir Mach 10, ou seja, dez vezes a velocidade do som.

Comentários

  1. Podem dizer que o PEB é uma piada e tudo mais, porém a situação seria bem mais feia se não fosse a FAB (IEAv, ITA e etc) e o INPE, que praticamente carregam o PEB nas costas.
    Mas sou brasileiro e nunca desisto, e ainda tenho fé que nos próximos anos o PEB vai crescer, com esse veículo hipersônico do IEAv, com os satélites do INPE, com o Ministro Pontes colocando ordem da Agência Espacial de Brinquedos, com o acordo de Alcântara finalmente aprovado, e imagine que incrível se aquela sonda brasileira, Galatéia se não me engano, pousar na Lua!
    Sou bem Otimista e torço para na década de 30 ou de 40 termos nosso corpo de Astronautas.
    Mas por hora tudo que me resta é estudar e acompanhar as notícias.
    Um abraço Duda, continue o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando F.!

      Também tenho esperança que as coisas irão mudar a partir de agora com o Governo Bolsonaro, e vamos continuar realizando o nosso trabalho de divulgação do PEB. Obrigado pelo reconhecimento ao nosso trabalho e vamos torcer Fernando para o sucesso de todas essas missões.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Esperança é o nome do PEB - Programa de Esperanças de Brinquedos

      --"Ser bem Otimista é torçer para na década de 30 ou de 40 termos nosso corpo de Astronautas""

      os EUA em apenas 10 anos realizou 3 Programas Espacial

      * Mercury
      * Gemini
      * Apollo

      se o Brasil assistir menos Novelas e diminuir os dias Carnaval , acredito que em apenas 10 anos estaremos indo para Marte e já teriamos conquistado a Lua e lançado nossos próprios Satélites

      Excluir
  2. Seria um sonho!!! Ainda mais se o Sara Suborbital fosse lançado também nesse biênio.

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos, muito bom dia... é o Cel lester, Diretor do IEAv... tenho me tornado "figurinha fácil" por aqui nesse blog, por entender que ele é talvez o "mais relevante instrumento de divulgação do setor" que temos... sou fan e leio sempre...

    Pois é... o Duda tem razão... a maquete que posicionamos na mesa para a assinatura do contrato é realmente a do 14-XS1... impressa em manfatura aditiva e já nas medidas que o protótipo vai voar, JÁ NO ANO QUE VEM!!!!

    Espero que todos continuem acompanhando os nossos avanços!!! Estamos caminhando a passos largos e imagino que em breve TODOS OS ADMIRADORES E TORCEDORES DO PEB TERÃO UM GRANDE MOTIVO PARA SE ORGULHAREM!!!

    O 14-XS1 vai voar!!! e teremos grandes motivos para nos apresentarmos, mais uma vez, como um país de SUCESSO NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA!!!

    Duda, obrigado pela divulgação e pela torcida!!!
    Estou realmente motivado e excitado com os resultados que temos conseguido e de nada adiantaria se isso não estivesse chegando aos brasileiros, o que você tão bem tem nos ajudado a fazer!!

    Um forte abraço a todos e continuem acompanhando nossos avanços, pois eles não são somente nossos... são dessa grande sociedade de brasileiros que ainda acreditam no país... somente com Ciência e Tecnologia que vamos atingir níveis mais altos de soberania e conquistas a nível mundial!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Cel. Lester!

      Fico lisonjeado com as suas palavras em reconhecimento ao meu trabalho, mas a verdade é que são vocês (pesquisadores, cientistas e técnicos) que fazem as coisas acontecerem e eu só as divulgo. Ou seja, sem vocês não haveria nada à divulgar. O Blog BRAZILIAN SPACE nasceu há 10 anos sem qualquer plano de se tornar o que se tornou, mas partir do momento que em um debate com Cel. Kasemodel (Vice-diretor de Espaço do IAE na época) no site E-Democracia, o coronel disse que era leitor do Blog, e com isso o mesmo explodiu como dinamite e começou a ser frequentado diariamente por um numero cada vez maior e hoje é um ícone do setor, até mesmo para aqueles que só fazem atrapalhar, rsrsrsrsrs, coisas de Brasil.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário