Prepare-se Para Última Superlua de 2019 Que Promete Assombrar o Mundo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (19/03) no site do Sputnik News Brasil tendo como destaque a ultima Superlua de 2019 que ocorrerá nesta quinta-feira (21/03).

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Prepare-se Para Última Superlua de 2019
Que Promete Assombrar o Mundo

Sputnik News Brasil
19/03/2019 – 12:15

© Sputnik / Ilia Pitalev

Na quinta-feira (21), a "Superlua de minhoca" surgirá, sendo a terceira e última Superlua que apreciaremos neste ano, justamente na madrugada de 21 de março no Hemisfério Sul.

O nome peculiar se deve ao fato de que no Hemisfério Norte do planeta o inverno chega ao fim, o solo começa a descongelar, e dele começam a surgir minhocas. Índios norte-americanos batizaram a Superlua assim para se nortear quanto à mudança do inverno para a primavera. 

O acontecimento ocorrerá poucas horas depois da chegada do equinócio, com o que não coincidiu desde 2000, e não irá voltar a coincidir até 2030. Assim, nesta quinta-feira (21), a Lua parecerá 30% mais brilhante e 14% maior, porque alcançará seu ponto mais próximo da Terra.

A NASA assegurou que, quando acontece isso, a Lua pode influenciar os mares e causar problemas em algumas zonas costeiras, especialmente trazendo ondas grandes e tempestades, devido à baixa pressão atmosférica sobre a área afetada. 

No Hemisfério Sul, será a primeira Lua do outono ou a "Superlua de ceifa", por ser a estação da colheita.

Em janeiro, a Superlua de Sangue gerou um grande impacto, já que o eclipse lunar total pôde ser observado de vários locais do planeta.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial