NASA Poderia Estudar 3º Maior Asteroide do Sistema Solar

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (25/03) no site do Sputnik News Brasil destacando que a NASA americana poderia estudar 3º maior asteroide do Sistema Solar.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Poderia Estudar 3º Maior
Asteroide do Sistema Solar

Sputnik News Brasil
25/03/2019 – 10:03

Foto: CC0

A NASA está considerando realizar uma nova missão enviando um satélite ao asteroide gigante Pallas, informou o portal Space.com.

Segundo o portal, a decisão final sobre a missão seria anunciada em meados de abril. Se a missão, denominada Athena, for aprovada, ela seguirá o caminho iniciado pela missão Dawn da NASA, que terminou no ano passado. A sonda Dawn explorou outros dois objetos gigantes do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, Vesta e Ceres.

"Pallas é realmente o único outro objeto no cinturão principal de asteroides que é como Vesta e Ceres […] não é apenas um asteroide, mas um protoplaneta, um verdadeiro mundo", declarou ao portal Space.com Joseph O'Rourke, cientista planetário da Universidade Estadual do Arizona e pesquisador principal na nova missão.

"Considero isso como um modo de fazer a mesma ciência que Dawn fazia, mas a um preço muito mais barato, e Pallas é o tipo de lugar a que um dia talvez valha a pena mandar uma missão muito maior", acrescentou o cientista.

Se for aprovada, a missão a Pallas seria lançada em agosto de 2022, devendo realizar uma medição extremamente precisa das dimensões do asteroide e tirar fotos do asteroide.

Pallas, descoberto em 1802, é o terceiro maior asteroide no Sistema Solar e continua sendo totalmente inexplorado. Usando os dados recolhidos pela missão, os cientistas conseguiriam entender como a água e impactos influíram na superfície do asteroide.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor, quando se tem uma Agencia Espacial realmente focada e comprometida em realizar e apresentar resultados, é natural que a visão seja algo comum entre os seus integrantes, bem como peça mobilizadora para novas realizações. Sinceramente estamos torcendo para que esse seja agora o caminho adotado pela AEB e pelo seu novo gestor, o Sr. Carlos Moura. Em breve o Blog apresentará uma nova e crucial tecnologia disponível desenvolvida no país e já testada, que não pode deixar de ser usada pelo Programa Espacial Brasileiro.

Comentários