Ações da Agência Espacial São Apresentadas na Regional da SBPC em Sobral

Olá leitor!

Segue abaixo a nota oficial postada hoje (26/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que ações da Agência serão apresentadas na Regional da SBPC em Sobral.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Ações da Agência Espacial São Apresentadas
na Regional da SBPC em Sobral

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 26/03/2019 - 16h45
Última modificação: 26/03/2019 - 16h45


A educação básica de qualidade – currículo, carreira e gestão escolar – será o tema trabalhado na Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fator associado à experiência bem-sucedida da cidade de Sobral na área de educação. O evento acontece de 27 a 30 de março, no Centro de Convenções de Sobral (CE).

A mostra científica que celebra o Centenário do Eclipse de Sobral, e que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, em 1919, contará com a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB) que vai apresentar aos estudantes e visitantes as ações executadas no Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Espacial), em Parnamirim (RN). O Centro é um espaço multidisciplinar, idealizado pela AEB, onde é possível aprender, por meio de atividades interativas, a simular missões espaciais e aprender os princípios fundamentais da ciência.

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer no estande da AEB, a Primeira Feira Virtual de Ciências do CVT-Espacial. O evento tem como objetivo inserir estudantes na temática espacial por meio de experiências científicas, nas áreas de astronáutica, astronomia, aplicações de tecnologias espaciais, foguetemodelismo e protocolos GLOBE. Informações sobre a Primeira Feira Virtual acesse aqui

O público visitante também poderá participar de oficinas de dobraduras de satélites e foguetes brasileiros, como o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) e o Veículo Lançador de Microssatélite (VLM), todas oferecidas pela AEB. Também estarão disponíveis aos estudantes jogos de tabuleiro com a temática espacial e sessões de filmes interativos no Planetário Móvel da AEB.

Atrações e Programação

A Reunião Regional da SBPC, em Sobral, apresenta uma programação extensa, com conferências, seminário, mesa-redonda, palestras, além de uma feira de ciências para os estudantes da rede municipal, organizada pela Prefeitura de Sobral em parceria com as escolas locais.

No primeiro dia da reunião da SBPC, (27.03), os visitantes irão participar do seminário Sob o Sol de Sobral – uma janela para o Cosmos, com palestras durante todo o dia, no Auditório Plutão, do Centro de Convenções de Sobral.

A programação inclui ainda um dia de apresentações e debates sobre astronomia, organizado em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Toda a programação deste dia está relacionada às comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, a ser celebrado em 29 de maio, marcando o aniversário da observação do fenômeno. que comprovou a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919.

Durante todo o evento serão discutidos temas relacionados à educação, tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino de ciências, além de políticas educacionais, a Base Nacional Comum Curricular, gestão escolar, formação e carreira de professores, escolas e mestrados profissionalizantes. A experiência bem-sucedida de Sobral na educação também será um dos temas a ser debatido, assim como as experiências dos institutos federais, colégios de aplicação e colégios militares.

Acesse a programação completa da Reunião Regional da SBPC: http://rr.sbpcnet.org.br/sobral/wp-content/uploads/2019/02/programa_Sobral_site.pdf

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários