Pesquisa Sobre o Planeta Marte Desenvolvida na UNESP é Discutida na Science

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/05) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que pesquisa sobre o Planeta Marte desenvolvida na UNESP é discutida na revista Science.

Duda Falcão

Notícias

Pesquisa Desenvolvida na
UNESP é Discutida na Science

Trabalho é sobre a formação do planeta Marte

Assessoria de Comunicação e Imprensa
13/05/2014

Fragmento de imagem publicada na Science
Nas teorias e estudos de formação do sistema solar existe uma dificuldade em formar o planeta Marte, pois ele tem uma massa muito pequena (um décimo da massa da Terra). Existe uma proposta conhecida como Grand Tack, que é muito complexa.

Trabalho liderado por André Izidoro, doutorado pela UNESP de Guaratinguetá, cursando atualmente pós-doutorado na França, e Othon Winter, professor da Unidade, apresenta uma proposta alternativa mais simples para a formação de Marte, com resultados muito bons.

O artigo ‘Forming Terrestrial Planets’, publicado por John Chambers, na Science de 2 de maio, destaca esse trabalho, realçando que parece ser uma proposta mais interessante do que a Grand Tack.

Lei o artigo aqui.

Sobre André Izidoro Ferreira da Costa

Possui graduação em Bacharelado em matemática (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Física pela Faculdade de Engenharia da UNESP de Guaratinguetá. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Dinâmica e formação do Sistema Solar. Realiza pós-doutorado na Unesp e no Laboratoire J. L. Lagrange do Observatoire de la Cote d'Azur.

Sobre Othon Winter

Possui graduação em Licenciatura em Fisica pela UNESP (1985), mestrado na área de Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1990) e doutorado em Dinâmica do Sistema Solar pela School of Mathematical Sciences, QMWC, da Universidade de Londres (1994). É professor Titular do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia, Câmpus de Guaratinguetá da Unesp e colaborador do programa de P.G. em Engenharia e Tecnologias Espaciais do INPE. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Dinâmica Orbital, atuando principalmente nos seguintes temas: manobras orbitais, estabilidade, caos e ressonâncias. É líder do Grupo de Dinâmica Orbital & Planetologia da UNESP e pesquisador do Grupo de Trajetórias Espaciais do INPE. Atualmente ocupa as posiçoes de: (a) Vice-Chair do PANEL ON SATELLITE DYNAMICS do COSPAR - Committee on Space Research; (b) Membro do COMMITTEE OF ASTRODYNAMICS do IAF - International Astronautical Federation; (c) Presidente da Comissão Permanente de Relações Institucionais da AAB - Associação Aeroespacial Brasileira.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022