CONASAT NEWS - Twelfth Edition

Olá leitor!

Recebi um e-mail do “Dr. Manoel J. M. Carvalho”, chefe do Centro Regional do Nordeste (CRN), do Instituto Nacional  de Pesquisas Espaciais (INPE), este localizado em Natal (RN), informando  que nos dias 26 e 27/05 (segunda e terça-feira) será realizada a "Revisão de Projeto Preliminar (PDR – Preliminary Design Review)" do primeiro satélite do Projeto CONASAT, nominado "CONASAT-0".

Ainda segundo o Dr. Manoel, nesta revisão (uma espécie de banca examinadora) haverá a participação de diversos revisores externos que atuam na área espacial, e cuja tarefa principal será a de avaliar o trabalho realizado e emitir um parecer que deverá incluir todos os aspectos pertinentes ao projeto.

Vale lembrar ao leitor que o Projeto CONASAT trata-se de um estudo de uma Missão Espacial para Coleta de Dados Ambientais baseada em uma constelação de nanossatélites, sendo a mesma aprovada no edital “MCT/CNPq/AEB n 33/2010 – Formação, Qualificação, e Capacitação de RH em Áreas Estratégicas do Setor Espacial”.

Vale dizer também que além dos objetivos científicos, tecnológicos e educacionais dessa grande iniciativa do CRN/INPE, a sua importância está também ligada aos projetos dos veículos lançadores de satélites brasileiros, já que veículos lançadores existem para lançar satélites e diversas outras cargas úteis no espaço. Né verdade Sr. José Raimundo?

Duda Falcão


Fonte: Centro Regional do Nordeste (CRN) do INPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes