CLBI Lança 31 Foguetes em Cindo Dias

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (02/05) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o CLBI lançou 35 foguetes em cinco dias em operação realizada de 22/04 a 30/05.

Duda Falcão

CLBI Lança 31 Foguetes em Cindo Dias

02/05/2014

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), de Parnamirim (RN), alcançou a marca expressiva de lançar 31 foguetes em cinco dias. As atividades de lançamento fizeram parte da Operação Astros 2020, realizada de 22 de abril até hoje, 30, pela empresa Avibrás em parceria com o Exército Brasileiro (EB). “A operação foi bastante satisfatória e serviu para manter a operacionalidade do Centro”, comenta o Coronel Aviador Maurício Lima de Alcântara, Diretor do CLBI.

Durante a Operação, foram lançados quatro foguetes de calibres diferentes – o SS09TS, o SS30, SS40 e o SS80 -, que são usados na área de defesa pelo Exército em apoio e artilharia. Ao todo, 247 pessoas envolveram-se nas atividades - entre militares do CLBI e do Exército e servidores da Avibrás.

Segundo Ricardo de Oliveira Pinto, gerente do Departamento de Engenharia de Desempenho de Sistema da Avibrás, o trabalho realizado no CLBI foi bastante cooperativo: “os resultados alcançados foram suficientes para obtermos os dados necessários sobre o rastreio e a qualidade desse rastreio”.

Treinamento

A Operação Astros 2020 foi a primeira realizada este ano pelo CLBI. Durante as atividades, cerca de 30 militares e civis realizaram treinamento, que consiste na preocupação do Centro com a formação de pessoal qualificado para futuras operações. “Durante as atividades de lançamento, várias estações estão em funcionamento. Nós, então, treinamos o nosso pessoal em todas as fases envolvidas, que vão da identificação até a coordenação de lançamento”, diz o Capitão José Roberto Pereira da Silva, Chefe da Divisão de Operações do CLBI.



Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentários

  1. Infelizmente trata-se do Astro II que lança mísseis guiados para atingir alvos em até 85 km de distância.

    ResponderExcluir
  2. Foi nessa campanha que foi disparado o novo MTC-300 da Avibras. Com alcance de ate 300 km.

    ResponderExcluir
  3. que forçada de barra a manchete dessa noticia...o CLBI foi apenas utilizado para ser o campo de testes de um sistema de armanento produzido pela Avubras.

    ResponderExcluir
  4. Como já era de se esperar, o CLBI, cada vez mais se parece com um centro de treinamento balístico do que com um centro de lançamento de foguetes...

    Lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário