CLA Lança Foguete de Treinamento Intermediário Nesta Quinta-Feira

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (07/05) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o CLA irá lançar Foguete de Treinamento Intermediário nesta quinta-feira (08/05).

Duda Falcão

Centro de Lançamento de Alcântara
Lança Foguete de Treinamento
Intermediário Nesta Quinta-Feira.

07 de Maio de 2014 - 17h37

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deve realizar nesta quinta-feira (08/05) o lançamento do décimo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) dentro das atividades da Operação Águia I/ 2014. A operação tem por objetivo treinar as equipes e testar os meios associados às atividades de preparação, montagem, transporte, integração, lançamento e rastreio de veículos espaciais. Além disso, a partir dos parâmetros seguidos e resultados obtidos após o voo, espera-se obter a qualificação e certificação do veículo junto ao Instituto de Coordenação e Fomento Industrial (IFI).

O FTI é um foguete fabricado pela indústria nacional Avibrás e integra o Projeto FOGTREIN – Foguete de Treinamento – que juntamente com o Foguete de Treinamento Básico (FTB) visam manter a operacionalidade dos centros de lançamentos brasileiros tanto o CLA quanto o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado no Rio Grande do Norte. A Operação Águia I/ 2014 é realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Ainda apoiam a operação o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Operações Aéreas (COMGAR), através da Segunda Força Aérea (II FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR) com os seguintes esquadrões de voo: 1º ETA (aeronave de transporte C-98), 3°/7° GAv (aeronave de patrulha P-95) e 1°/8° GAv (helicóptero H-36).


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial