Participação da Equipe UFABC Rocket Design no I Festival de Minifoguetes de Curitiba

Olá leitor!

Na madrugada de hoje (14/05) a equipe UFABC Rocket Design” da Universidade Federal do ABC (UFABC) finalmente postou em sua página no Facebook uma nota sobre a participação da equipe no "I Festival de Minifoguetes de Curitiba". Abaixo transcrevo na íntegra a nota em questão.

[I Festival de Minifoguetes de Curitiba]

Há cerca de 1 mês a equipe UFABC Rocket Design marcou presença no I Festival de Minifoguetes de Curitiba apresentando o projeto do foguete Boitatá II!

Esta apresentação repercutiu mais do que esperávamos, sendo que várias perguntas foram feitas. Ficamos muito contentes, esta receptividade e curiosidade sobre o projeto já compensou as várias horas de viagem pelas quais passamos. Acreditamos que nossa presença foi um diferencial, contribuindo com novas ideias e incentivo aos projetos atuais e futuros das outras equipes presentes.

De maneira semelhante, assistimos e aplaudimos os lançamentos das outras equipes e estes ajudaram a nos motivar e seguir em frente com os atuais e futuros projetos.

Além da apresentação, inicialmente nossos planos eram de realizar o primeiro lançamento do Boitatá II no evento, mas o mesmo não foi feito, apesar da equipe ter trabalhado duro até mesmo durante o evento para que isso fosse possível. O término das construções e testes não ocorreram como o esperado devido ao tempo e pessoal disponível na época, sendo que a maturação de parte dos sistemas não chegou a atingir o nível de confiabilidade desejável para um lançamento.

Não foi uma decisão fácil, mas investimos considerável tempo e recursos financeiros neste projeto. Sendo assim, a equipe decidiu por não realizar o lançamento naquele momento, dada a maior possibilidade de perda material (componentes do foguete) e/ou algum risco aos espectadores que poderia decorrer disto.

Desculpem o alarme falso, compartilhávamos da mesma expectativa quanto ao lançamento. Caso maiores dificuldades não surjam, o Boitatá II será lançado ainda no segundo quadrimestre do ano!

Finalizando, agradecemos: a UFABC pelo transporte a UFPR; a UFPR pelo alojamento e transporte durante o evento; ao professor Carlos Henrique Marchi pela idealização e organização do evento; ao incentivo recebido no evento, dos colegas do GPDA e demais pessoas que acompanham nossas atividades.

Fotos da Participação da equipe no evento:


Bom leitor, apesar do fracasso em realizar o lançamento do foguete da “Missão Boitatá II” durante a realização do evento de Curitiba, o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza aos alunos integrantes da equipe “UFABC Rocket Design” pelo esforço desprendido por todos eles, salientando que essas adversidades são muito comuns nessa área e o que vale sempre é a tentativa de se realizar algo, e não de esconder a verdade e vender propaganda enganosa como é realizada costumeiramente pela nossa pífia agência espacial. Parabéns a todos vocês e avante.

Aproveito também para transmitir a outras equipes universitárias e empresas da área que tiverem interesse em divulgar suas atividades espaciais, que nos procure, pois estamos aqui para isso, e acreditamos que uma melhor divulgação de suas atividades não só ajudará a todos vocês, bem como o Programa Espacial Brasileiro, que infelizmente é extremamente mal conduzido por uma agência que não agencia nada.

Duda Falcão


Fonte: UFABC Rocket Design

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial