Zona de Conforto

Olá leitor!

Estou extremamente desanimado com o atual rumo de nosso velho, desacreditado e pífio programa espacial. O programa não avança, os resultados não aparecem, promessas vazias de irresponsáveis representantes do governo continuam brotando na mídia como uma praga sem fim, e infelizmente gerando com isso o aumento da frustração daqueles que como eu, defendem a importância desse programa para o futuro de nosso país.

Diante dessa farsa protagonizada pela trupe dessa presidenta “Petralha” e do ‘caos’ político administrativo e de segurança que a Sociedade Brasileira tem enfrentado nos últimos anos, no início do ano passado tive a ideia de organizarmos aqui na Bahia (ou em qualquer parte do Brasil onde obtivéssemos apoio) com a ajuda de algumas pessoas e a participação de profissionais do PEB e de acadêmicos, um grande evento para debatermos e encontramos soluções viáveis para o Programa Espacial Brasileiro.

A minha ideia inicial era realizássemos esse evento em 2014, mas como no ano de 2013 não senti da parte envolvida qualquer interesse de se mobilizar para combatermos de frente esses energúmenos, desisti da ideia, sem nem mesmo colocá-la em pauta. Afinal, mesmo longe do palco das ações, percebi desde início que não havia interesse nem motivação para isso por parte da Comunidade Espacial, coisa que ficou ainda mais clara para mim durante a minha ultima visita a São José dos Campos.

Desde que criei o blog em 2009, tenho tentado de todas as formas ajudar na divulgação do programa e na compreensão de sua crucial importância para o futuro do Brasil, seja através do blog, seja em reuniões sociais em que participo, seja lançando campanhas, ou seja em conversas com amigos e familiares, mas a verdade caro leitor é que a nossa sociedade esclarecida não tem o menor interesse e conhecimento sobre os benefícios de um programa espacial, enquanto a sociedade menos esclarecida ainda acredita que a LUA é a morada de São Jorge.

Ora, diante de um quadro político cultural como esse, esperar que a nossa corrupta, ignorante, irresponsável, populista e extremamente assistencialista Casse Política venha apoiar de bom grado um programa que não gera voto, é pura utopia.

Vale lembrar que nos primórdios da Astronáutica, tanto na antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) como nos EUA, seus governos se preocuparam desde o início (em parte por causa da guerra-fria) na divulgação de seus programas, evidentemente não baseados em promessas não cumpridas como fizeram e ainda fazem subsequentes governos no Brasil desde Collor de Mello, mas sim apresentando  para suas sociedades consecutivos resultados significativos, um dos quais, o maior feito até hoje da raça humana,  a viagem a LUA.

A história da Astronáutica demonstra que para se ter um programa espacial bem sucedido é preciso se ter um forte apoio da classe política, manifestado inicialmente pelo apoio de sua sociedade que cobra de seus representantes o interesse pelo programa, tornando com isso a necessidade da criação de fortes bancadas de apoio em seus respectivos fóruns políticos. É assim nos EUA, é assim na Rússia, é assim nos países que já entraram para a história da Astronáutica mundial.

Diante disto, no caso do Brasil, como se pode notar, se a ignorância sobre o assunto impera até mesmo dentro da sociedade considerada esclarecida, e se a própria comunidade do setor não luta pelos seus interesses, o que se pode esperar, que esses energúmenos deixem a sua zona de conforte de bom grado? Ora, faça-me uma garapa.

Duda Falcão

Comentários

  1. Caro Duda, talvez a solução seja despertar na iniciativa privada o interesse pela área. Quem sabe não surja o nosso Elon Musk e nossa SpaceX tupiniquim ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!

      A industria espacial amigo só existe por interferência governamental (leia-se demanda gerada) em todos países do mundo. Sem a participação de governos não há como construir um programa espacial forte e mesmo a SpaceX só decolou após o contrato assinado com a NASA. Programa Espacial além da questão legal (todos são conduzidos por seus governos, essa é a norma internacional) é muito caro e arriscado, sendo ainda muito dependente da demanda gerada pelos governos, há não ser em casos específicos onde o risco é menor, entende? Uma empresa como a SpaceX no Brasil só será possível a partir do momento em que o governo brasileiro deixe de brincar de fazer programa espacial, ou seja, na atual conjuntura isso não ocorrerá nunca, pelo menos não com a seriedade exigida.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Olá Duda, Como bom brasileiro, esperançoso, esperava realmente por melhores notícias com relação ao Programa Espacial Brasileiro. Realmente é muito angustiante ver esta corja política fazendo somente esforços para cada vez mais terem benefícios de seus próprios cargos sem se importar com estes assuntos que inflamam a sociedade e nos fazem sentir uma Nação. Vamos continuar torcendo para quem sabe um dia termos pessoas sérias que se importem de verdade com o Programa e o levem a sério. Obrigado pelo Post. Daniel Eller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!

      Todos nós esperávamos isso amigo, mas a realidade dos fatos é outra completamente diferente. Aproveito a oportunidade para lhe agradecer pela significante contribuição que você fez este mês para o blog. Muito obrigado mesmo e Deus lhe pague em dobro.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. pra que mudar né ? eles estão lá enchendo o bolso e o otário somos nós o povo . tomara que essa copa seja um fiasco porque se o brasil ganhar essa copa teremos mais 4 anos dessa presidanta e 2018 vem o Lula denovo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Torcer contra o Brasil na Copa eu não farei, pois sou brasileiro e sempre torcerei e defenderei minha pátria. Entretanto, estais certo, caso o Brasil venha ganhar a copa, essa erva daninha será mesmo catapultada de volta para o governo. Um desastre ainda maior que valerá por décadas prejudicando seriamente o desenvolvimento de nosso país.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Duda
    Certamente já tivemos dias melhores. O PEB atualmente está num estado de letargia. Como já disse um leitor do blog, as noticias são de comemorações festividade e reuniões. Quase nada de realizações. Mas nem tudo está perdido, hoje temos a UFABC, ITA, UnB e UFMG com curso de engenharia aeroespacial e isso permite uma retomada rápida para o PEB, havendo vontade governamental.
    Sua sugestão de um evento para discussão pública do PEB é boa mas já aconteceram outras desse tipo. Estranhamente, são os principais "players" do PEB que procuram cercear qualquer opinião contrária ao status quo. Dão a impressão que está bom do jeito que está.
    Os institutos governamentais cheios de direitos = privilégios teem uma produção pífia. O governo não dá recursos (financeiros e legais) e também não cobra resultados. Somente o setor de defesa ainda está produzindo alguma coisa e não deixando morrer o pouco que se havia desenvolvido no país.
    2014 já era um ano perdido desde o começo. Os muitos eventos prometidos pelo então diretor do IAE sabía-se não passar de pura bravata. Não se espera mais nada desse atual governo para com o PEB (com ou sem Copa) a não ser mentiras e falsas promessas.
    Para mudarmos o rumo disso a primeira coisa a fazer é trocar o governo. Precisamos de quem pense um plano de estado para o Brasil e não um plano de se perpetuar no poder para saquear o país. Então precisamos de líderes competentes tecnicamente que repensem e reorganizem o PEB.
    Enquanto isso não percamos a capacidade de indignação e cobrança. Queremos um Brasil sério e com ele um PEB sério.
    Força amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Heisenberg!

      Eu endosso as suas palavras, mas acontece que não há vontade governamental e muito menos líderes interessados e competentes tecnicamente que repensem e reorganizem o PEB com o atual tipo de governo que temos, mesmo se houver uma mudança de poder. O que há na realidade e gente interessada em se perpetuar no poder para saquear o país, seja no PT, seja no PSB, seja no PMDB, seja no escambau a quatro. Infelizmente caro Sr. Heisenberg o Brasil é uma piada como nação e continuará assim até que se haja um movimento nacional em luta pela seriedade de ações dessa vergonhosa e danosa classe de energúmenos.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  5. Nem fale isso povo, precisamos de mudança, para elevar o país em tecnologia

    ResponderExcluir
  6. Situação penosa essa a do Brasil...

    ResponderExcluir
  7. Alguém poderia me indicar um site/blog sobre o programa espacial brasileiro que seja técnico e não político?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas!

      A política faz parte do dia-a-dia de qualquer atividade humana, mesmo na área técnica. Se queres somente se prender a parte técnica, sugiro que faça um curso de Engenharia Aeroespacial e quem sabe assim você possa colaborar apresentando resultados e diminuindo a influência da política na atual situação do Programa Espacial Brasileiro. Boa sorte para você.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Resposta adequada, Falcão. E muito bem dada...

      Excluir
    3. Aqui vale o velho adágio: se queres algo perfeito, faça você mesmo...

      Excluir
  8. " UM COMENTÁRIO TRISTE E MELANCÓLICO"
    Os únicos neste país chamado Brasil, que falam a verdade, são os loucos no hospício e as nossas crianças. Os loucos são aprisionados e as crianças educadas posteriormente para o seu futuro profissional e a consciência do votar certo para os políticos corretos, ACHO DIFÍCIL ENCONTRA UM !
    Quem hoje se omite, indiretamente se associa-se aos corruptos que não está nem aí como o PEB! O Programa Espacial Brasileiro estaria salvo se os homens ( cientistas, grupos amadores, universitários, militares ligados á ciência espacial, etc.) tivessem a mesma ousadia dos canalhas que não querem que o nosso Brasil, decole de vez com o seu programa espacial.
    Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar o quadro caótico que o PEB está sobrevivendo, as migalhas ofertadas pela prole dos inconsequentes.
    Quando as armas forem propriedades do governo incompetente e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades.
    Há um idiota com passado sujo no poder, mas o que o elegeram ( EU FUI ENGANADO!), estamos bem representados, não por nossa incompetência, mas sim pela nossa inocência.
    Quando você percebe que, para produzir, fazer ciência, desenvolver, pesquisar, manipular o conhecimento científico, precisa obter CIFRAS, DINHEIRO, RECURSOS CONTINUAMENTE, CAPITAL e, autorização de QUEM NÃO PRODUZ NADA......simplesmente NADA, só escândalos, superfaturamentos, investimentos em nações socialistas, compras de refinarias OXIDADAS pelas intempéries...etc, quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não como bens, mas com favores, LULOBISTA), quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo TRABALHO JUSTO PARA COM A NAÇÃO BRASILEIRA, e que as leis não nos protegem dos LOBOS DE BRASILIA, mas, pelo contrário, são eles que estão PROTEGIDOS, comprando e corrompendo os PROFISSIONAIS DA LEI SUPREMA, percebe-se que a corrupção ( célula maligna mundial) é compensada e alimentada pela coletividade de empresários também levianos, e o circulo se fecha viciosamente. A HONESTIDADE de POUCOS, se converte em auto sacrifício de : DUDA, militares que são inibidos em FALAR, pesquisadores, cientistas etc. , então poderei afirmar sem temer de errar, que a sua , a nossa sociedade está CONDENADA, e as empresas que produz ciência, estão morrendo juntos com os famosos institutos.
    Na verdade , não existe histórias, apenas biografias de bons e mais feitos, pois a história verdadeiramente e propriamente dita, é o relato das suas ações para concertar, ajustar, ajudar o nosso sofrível PEB, antes que seja tarde demais, no fundo do poço .
    Quando conseguirmos entender e desmascará as importantes e potenciais intenções dos inimigos do PEB ( Internos e Externos), o suficiente para neutralizar suas investidas, é nesse momento que aplicaremos com cautela , no momento certo, uma ação conjunta de todos, no sentido de sobrepor, corrigir e prevenir qualquer ação indesejável contra o programa.
    Um aviso aos LOBOS: " Estamos aqui, VIVO!, para repreender, vocês do poder, que violou e continua violando os precipícios da ORDEM e DO PROGRESSO, não foi nós que redigimos a nossa CONSTITUIÇÃO, nós podemos até descordar de alguns parágrafos que os protege, mais iremos assegurará a verdade, não importa o quanto VOCÊS pense contra o BLOG BRAZILIAN SPACE, e outras INSTITUIÇÕES, represálias NÃO! não se venderemos, não tente nós convencer, nada que vocês fizerem, vai nos impedir de DEFENDER O Programa Espacial Brasileiro. Se vocês insistirem em mentir a verdade, aos menos esclarecidos, divulgaremos mais ainda o que está acontecendo atrás dos bastidores. Se vocês nós CALAR! Outros falarão mais alto e ativos. Somos a LUZ de sua SOMBRA SINISTRA! a consequência positiva de seus atos contrários. Somos o destino, a esperança, da geração futura. Através de nossa luta em favor do PEB, temos um coração que bate como o seu, mais tem um diferença, o que corre em nossas veias é puro sangue ARTERIAL e não VENOSO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022