CLA Lançou Hoje com Sucesso o Foguete FTI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (09/05) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o CLA lançou com sucesso no dia de hoje o Foguete FTI da Operação Águia I/ 2014’.

Duda Falcão

Foguete de Treinamento Intermediário é Lançado Com Sucesso em Alcântara

Centro de Lançamento de Alcântara lançou Foguete de Treinamento
Intermediário nesta sexta-feira (09/05/2014) com sucesso.

Sexta, 09 de Maio de 2014, 22h39

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso nesta sexta-feira (9/5) o lançamento do décimo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) durante a Operação Águia I/ 2014. O lançamento previsto para ontem teve de ser adiado para hoje devido um problema mecânico no lançador verificado poucos momentos antes do disparo. Ontem mesmo a equipe do CLA realizou os reparos necessários, mas com o avançar das horas a janela de lançamento no dia havia sido encerrada, o que levou ao adiamento do lançamento para hoje. “Operações como essas possuem justamente a finalidade de testar todos os meios e manter a operacionalidade das equipes. Nesse sentido, o problema detectado foi importante para que pudéssemos treinar a operacionalidade do Centro em resposta a uma falha identificada na plataforma de lançamento.” enfatizou o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA. Além disso, com o lançamento espera-se obter a certificação e qualificação do foguete junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Com as condições climáticas favoráveis ao longo do dia e os ajustes realizados ontem, o lançamento ocorreu às 15h08min pelo horário de Brasília, seguindo os parâmetros de trajetória previstos.

A Operação Águia I/ 2014, iniciada no último dia 28 de abril, foi realizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara, organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Ainda apoiaram a operação a Marinha do Brasil (MB), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Operações Aéreas (COMGAR), através da Segunda Força Aérea (II FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR) com a participação dos seguintes esquadrões de voo: 1º ETA (aeronave de transporte C-98), 3°/7° GAv (aeronave de patrulha P-95) e 1°/8° GAv (helicóptero H-36).


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários

  1. E a saga continua...

    Como não se tem nada a fazer mesmo, melhor ficar lançando esses foguetes de treinamento na esperança de um dia esse "Programa Espacial Brasileiro" seja realmente levado a sério.

    ResponderExcluir
  2. Mas ficam treinando para quê?
    Lançar o Cyclone 4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Na realidade esses lançamentos servem para treinar e aumentar a confiabilidade das equipes de lançamento e dos procedimentos de lançamentos adotados, além de manter todos em atividade. Entretanto, os serviços de lançamento do CLA como também do CLBI, em nossa opinião, deveriam estar sendo oferecidos (vendidos) para outros países (como ocorre em Andoya e Esrange), viabilizando assim não só a manutenção dessas equipes, como também a arrecadação de recursos para serem aplicados no próprio PEB. Mas enfim, o que se pode esperar de um governo com esse?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial