Diretor do INPE Abre Workshop ACRIDICON-CHUVA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que diretor do instituto abriu dia 19/05 o workshop ACRIDICON-CHUVA.

Duda Falcão

Diretor Abre Workshop ACRIDICON-CHUVA

Quarta-feira, 21 de Maio de 2014

“A participação em projetos dedicados à compreensão de fenômenos meteorológicos na região continental brasileira, através da ampla cooperação nacional e internacional, está alinhada com a nossa missão”, declarou Leonel Perondi, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), durante o workshop ACRIDICON-CHUVA, evento realizado de 19 a 22 de maio na sede da instituição, em São José dos Campos (SP).


O workshop reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir o planejamento de uma campanha científica que será realizada em setembro e outubro deste ano na Amazônia. A campanha fará medidas para avaliar impactos da poluição urbana e de queimadas (aerossóis) no ciclo de vida de nuvens e na formação de nuvens de tempestades na região amazônica.

A campanha ACRIDICON (Aerosol, Cloud, Precipitation, and Radiation Interactions and Dynamics of Convective Cloud Systems) faz parte de um programa mais amplo, o GoAmazon, cujos experimentos estão em operação desde o início deste ano. O objetivo é compreender melhor os impactos da poluição atmosférica de Manaus e de queimadas no sistema tropical amazônico e suas possíveis influências no clima regional e global.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022