NanosatC-Br1 Segue em Testes na Holanda Para Ser Lançado em Junho

Olá leitor!

Segundo o coordenador do Projeto do Cubesat NanosatC-Br1 no INPE, o Dr. Otávio Durão, depois das atividades de integração da carga útil realizada em Dezembro do ano passado, e dos testes no LIT, realizados em Março desse ano, o NanosatC-Br-1 já se encontra nas instalações da empresa ISIS em Delft na Holanda, para assim realizar as últimas atividades de testes antes do embarque para o centro de lançamento.

Ainda segundo o Dr. Durão, o primeiro cubesat brasileiro deverá ser embarcado entre os dias 12 e 16/05 para o Centro de Lançamento de Dombarovsky, no sul da Rússia, próximo ao Cazaquistão, sendo que o seu lançamento está previsto para acontecer no dia 19/06 através de um foguete DNEPR.

Logo da Missão.
Vale dizer também que o cubesat brasileiro terá a companhia nesta missão de nove outros cubesats (veja o logo da missão ao lado) todos eles contratados junto a esta empresa holandesa.

Além disso, o Dr. Durão informa também que as estações de monitoramento e controle do cubesat em Santa Maria (INPE/CRS/UFSM) e no ITA, já se encontram operacionais, inclusive já recebendo outros cubesats para testes.

O pesquisador do INPE finaliza informando que a ISIS inaugurou esta semana um blog para o acompanhamento da campanha de lançamento dessa missão intitulada de “ISILaunch 07”, blog este que pode ser acessado pelo leitor pelo link: http://blog.isilaunch.com/

Duda Falcão


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. Estimado Duda,

    Veo la bandera argentina en el logo de Isilauch07. Probablemente se deba al Piloto Pirx de Satellogic.
    Si estoy en lo cierto, esta sería la primera vez que un argentino viaja al espacio junto a un brasileño :-)
    Deseamos todo el éxito a la misión Isilauch 07.
    Saludos desde Argentina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Gustavo!

      Si esta información es confirmada por usted, es realmente una gran noticia. Pero confieso que preferiría ver a ambos CubeSats son lanzados desde América del Sur a través de la VLS-1, o VLM-1, o Tronador II. Estaríamos haciendo lo que no sólo un sueño, sino también y sobre todo la consolidación de nuestra independencia espacial regional.

      Saludos desde Brasil

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. É isso mesmo. De se lamentar apenas, que a essa altura se estivéssemos num país sério, esses e tantos outros lançamentos de CubeSats em grupo poderiam estar sendo feitos a partir de Alcântara usando o VLS-1 que provavelmente a essa altura já teria sido substituído pelo VLM-1.

    No entanto, como estamos nesse país que coloca no poder "governos" dos quilates que temos aguentado nesse período pós regime militar...

    Eu sempre pensei que a mudança seria para melhorar, mas o que estamos assistindo é o país descendo ladeira a baixo, escândalo atrás de escândalo, despencando nos índices que interessam como educação, saúde e desenvolvimento social, o populismo e o assistencialismo se alastrando com a verdadeira praga que são...

    Tá muito difícil.

    ResponderExcluir
  3. Solamente el auge y las grandes posibilidades que brindan hoy los cubsats es motivo suficiente para que nuestros países construyan su propio injector satelital.
    Esperemos que así sea.

    Saludos desde Argentina

    ResponderExcluir

Postar um comentário