Japoneses Visitam AEB Para Discutir Ações de Cooperação Técnica

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que japoneses visitaram a sede da agência no dia de hoje para discutirem ações de cooperação técnica.

Duda Falcão

Japoneses Visitam AEB Para Discutir
Ações de Cooperação Técnica

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Fotos: Valdivino Jr.
Presidente da AEB recebe japoneses para discutir ações
de cooperação técnica e formação de recursos humanos.

Brasília, 13 de maio de 2014 – O gerente do Escritório para Política Espacial do Gabinete Ministerial do Japão, Takayoshi Fukuyo, e o gerente para promoção da Cooperação Internacional do Departamento de Relações Internacionais e Pesquisa da Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA), Masonobu Tsuji, foram recebidos nesta terça-feira (13) pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho.

Na oportunidade, foram discutidos alguns itens de propostas de ações conjuntas na área de mitigação de desastres naturais visando a impulsionar conversações iniciadas em 2013. Uma das ideias é formar um grupo de trabalho binacional envolvendo órgãos governamentais dos dois países que estejam afetos as áreas desastres naturais, meteorologia e meio ambiente.

O presidente ficou muito entusiasmado com a proposta, ressaltando a necessidade de que as ações sejam bem estruturadas e com foco, de maneira a permitir sejam desencadeadas de forma concreta, uma vez que Brasil e Japão detêm boa experiência no segmento de climatologia.

A AEB e o Gabinete Ministerial pelo Japão ficarão encarregados de organizar o grupo de trabalho, que deve iniciar as atividades ainda este ano.

Capacitação – Outro tópico da reunião foi o interesse dos japoneses em participar mais ativamente do programa Ciência sem Fronteiras Espacial (CsF-Espacial) recendo estudantes brasileiros e também enviando pesquisadores para atuarem em estudos conjuntos em universidades e instituições de pesquisas nacionais.

Outro item discutido no encontro foi o lançamento de três satélites brasileiros de pequeno porte programado para o segundo semestre a partir da Estação Espacial Internacional a cargo da Japan Manned Space Systems Corporation (JAMSS).

Também participaram da reunião o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB, José Monserrat Filho, e o Secretário da Divisão do Mar, da Antártica e do Espaço do Itamarati, André João Rypl, Yuki Nango e Jimmy Yamamura, ambos da Embaixada do Japão no Brasil.



Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022