Observatório Gemini Contribui Para Detecção do Exoplaneta Kepler-186f

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada ontem (30/04) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o “Observatório Gemini” contribuiu para detecção do exoplaneta Kepler-186f.

Duda Falcão

Observatório Gemini Contribui Para
Detecção do Exoplaneta Kepler-186f

Ascom do MCTI,
com informações do LNA
30/04/2014 - 18:40

Observações realizadas com o instrumento visitante DSSI (Digital Speckle Survey Instrument) no Gemini Norte contribuíram para confirmar a detecção do primeiro exoplaneta parecido com a Terra orbitando a zona habitável de uma estrela, ou seja, a região onde a radiação da estrela é tal que o planeta tenha uma temperatura semelhante à do nosso, capaz de manter a água na forma líquida com condições favoráveis à existência de vida como aquela que conhecemos.

A contribuição do observatório para a descoberta dos exoplanetas é detalhada na edição de abril do boletim LNA em Dia. O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) é o escritório brasileiro do Gemini, operado por sete países.

O exoplaneta Kepler-186f, descoberto pelo telescópio espacial Kepler da agência espacial dos Estados Unidos (NASA), é um dos cinco planetas em torno da estrela Kepler-186.

Trata-se do primeiro já detectado que tenha o tamanho da Terra e que esteja em uma órbita na zona habitável de uma estrela.

Outros Conteúdos

O número atual do boletim também noticia os resultados da chamada para projetos com o Imageador de Planetas do Gemini (GPI, na sigla em inglês). Foram cerca de 30 propostas, que cobrem praticamente todas as configurações do novo instrumento.

A publicação traz, ainda, as novidades relacionadas ao Observatório Pico dos Dias (OPD) e ao Southern Astrophysical Research Telescope (SOAR).


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários