2ª Edição do Simpósio Aeroespacial Brasileiro Tem Público Recorde

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/05) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que a "2ª Edição do Simpósio Aeroespacial Brasileiro" teve Público Recorde.

Duda Falcão

2ª Edição do Simpósio Aeroespacial
Brasileiro Tem Público Recorde

ACS/DCTA
Revisão: Ten Gabrielli
30/05/2014

Após três dias de atividades, chegou ao fim na última quinta-feira, dia 29, a 2ª edição do Simpósio Aeroespacial Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira Aeroespacial. Durante o encontro, foram apresentados 49 trabalhos técnico-científicos e promovidas três palestras, além de uma mesa redonda com pesquisadores argentinos, com o intuito de estreitar relações e criar possibilidades de cooperação.

Dentre as pesquisas apresentadas, 25 são provenientes do projeto Uniespaço, através do qual a Agência Espacial Brasileira (AEB) aloca recursos nas universidades e outras instituições de ensino públicas, de forma a trazê-las para dentro do Programa Espacial Brasileiro. É o caso dos mestrandos Diego Fernandes Moro e Antônio Carlos, que vieram de Curitiba para representar a Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela segunda vez. “Só o nosso grupo de pesquisa vai apresentar seis trabalhos.

Simpósios, seminários e congressos na área aeroespacial são muito raros no Brasil, então esta é uma oportunidade única de conversar com outros pesquisadores e estabelecer novas parcerias.

Segundo o organizador do evento, Paulo Moraes, embora não se tenha trabalhado para aumentar o número de inscritos, houve acréscimo em relação ao Simpósio anterior, realizado em 2012. “Este é um momento importante de circulação de ideias, estabelecimento de contatos e a possibilidade de integração entre alunos, pesquisadores, instituições de pesquisa e indústria, ou seja, entre os vários atores envolvidos no processo. E não poderíamos ter um espaço melhor que o Memorial Aeroespacial Brasileiro para as atividades, onde se encontra tudo que foi feito nos últimos 60 anos, nas áreas de aeronáutica e espaço”, afirma Moraes.

Foto: Wilson Lima


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Poxa fico muito satisfeito em saber que o evento foi um sucesso de público e aproveito para da Bahia parabenizar ao Dr. Paulo Moraes Jr. (ex-presidente da AAB e Coordenador do Programa Cruzeiro do Sul do IAE) pelo sucesso alcançado, ao mesmo tempo lamentar por não pudermos participar cobrindo o evento como gostaríamos. Uma pena, mas fica para uma próxima vez. 

Comentários

  1. Caro Duda, fui informado que o Sr. Paulo Moraes falecera algumas semanas após o evento. Não tenho certeza disso, mas é bastante provável. Se é verdade como acredito, é uma grande perda e espero que a AAB consiga outro representante à altura. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Antônio Carlos Foltran!

      Infelizmente a sua informação procede. O Paulo nos deixou inesperadamente alguns dias após este evento. Uma grande perda para o Brasil e para o PEB. Enfim a vida é assim.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Antonio Carlos Foltran disse...

    Caro Duda, fui informado que o Sr. Paulo Moraes falecera algumas semanas após o evento. Não tenho certeza disso, mas é bastante provável. Se é verdade como acredito, é uma grande perda e espero que a AAB consiga outro representante à altura. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário