Dr. Samuel Cunha Filho - Em Busca de Um Maior Reconhecimento no Brasil

Olá leitor!

Dr. Samuel Cunha Filho aos 76 anos.
Amanhã dia 17/04 vão fazer sete anos da morte do Dr. Samuel Cunha Filho e o Blog BRAZILIAN SPACE resolveu prestar uma homenagem a este grande brasileiro, pernambucano de nascimento, nascido na cidade de Bezerros em 21 de janeiro de 1931, e que atualmente é homenageado por uma comenda científica que leva seu nome entregue em Bezerros a cada dois anos pela cientista brasileira, Dra. Rosaly Lopes, do “Jet Propulsion Laboratory (JPL)” da NASA.

Formado em 1953 com licenciatura em Engenharia Civil pela Loyola Marymount University” (EUA), além de estudar Engenharia Elétrica e Administração de Empresas na Universidade do Sul da Califórnia (USC), o Dr. Samuel Cunha Filho, após casasse com a americana Kathleen Flaherty” em 21/06/1952, retornou ao Brasil com sua esposa para trabalhar como Assistente de Gerente de Operações da Standard Oil Company do Brasil.

Em 1955 retorna aos EUA para assumir uma posição como Engenheiro Plant na Chrysler Corporation em Los Angeles, na Califórnia, e finalmente em novembro de 1961 sua carreira toma um novo rumo em direção à indústria aeroespacial e nuclear, quando assume como Engenheiro de Projetos da North American Aviation e da Atomics International para o Departamento de Defesa dos EUA (DOD), onde teve envolvido com os principais projetos classificados como secretos.

Já em 1969 o Dr. Samuel Cunha Filho atuou como elo de ligação com o Departamento de Energia dos EUA (DOE ) no design da tecnologia para os programas espaciais Apollo da NASA, incluindo o lançamento da Apollo 11 em 16 de julho de 1969, e o pouso lunar em 20 de julho de 1969. Além disso, o Dr. Samuel trabalhou também no SNAP (Space Nuclear Auxiliary Power) 8, 10 e no Sistema 10F- SI produzindo combustíveis nucleares que alimentaram o Módulo de Aterragem Lunar "Eagle".

De 1982 a 1999 o Dr. Samuel Cunha Filho atuou como Gerente de Projetos na instalação de montagem para o Bombardeiro B- 1B, e durante o governo do Presidente de Ronald Reagan atuou como elo de ligação com a Força Aérea dos EUA no famoso “Programa de Defesa de Mísseis Guerra nas Estrelas”. Neste período o Dr. Samuel Cunha Filho também trabalhou com a NASA nos programas do “Space Shuttle Challenger” e “SR-71 - Blackbird", um avançado avião de longo alcance de reconhecimento estratégico capaz de voar a velocidades superiores a Mach 3 a 85 mil pés de altitude.

O Dr. Samuel Cunha Filho aposentou-se com 38 anos de serviço quando estava na “Boeing Corporation” e continuou como consultor para a Base 42 da Força Aérea dos EUA em Palmdale, Califórnia. Os seus excelentes serviços prestados ainda está servindo aos interesses de segurança nacional dos EUA nas áreas de Segurança Interna (tanto internamente quanto no exterior) com aeronaves de defesa estratégica e tecnologias que defendem os EUA e o mundo na atualidade.

Pois é leitor, esse foi o Dr. Samuel Cunha Filho, pouco conhecido no Brasil e que precisa ter resgatada e reconhecida a sua história de vida. Dias atrás recebi as duas inéditas fotos abaixo da Sra. Shawn Cunha Cabot, filha americana do Dr. Samuel, que nos contatou via Facebook e que já confirmou a sua presença no evento de entrega da nova edição da Comenda Científica Samuel Cunha Filho, prevista para ocorrer em Bezerros-PE em dezembro deste ano. Segundo a Sra. Shawn, as fotos foram tiradas no Santa Susanna Field Laboratory, na Califórnia, mas não identificou o ano das fotos. Para uma melhor identificação do leitor, o Dr. Samuel Cunha Filho aparece nas duas fotos vestindo calça branca.


Convido ao leitor também a ler abaixo a mensagem em inglês escrita pelo Dr. Samuel Cunha Filho pouco tempo antes de sua morte, enviada ao Prof. Marcos Luna, coordenador do Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA), pela Sra. Shawn Cunha Cabot.

Duda Falcão

Living the Dream
“With God, All Things are Possible”
Matthew 19:26

Message from Dr. Samuel Cunha Filho
By Shawn Cunha Cabot, daughter

For a man to accomplish great things in life, he must first acknowledge that in himself, alone, he can do nothing…but with God, all things are possible!

Do you have a dream?  I did!  At the age of 14, God put a desire in my heart to go to America and to do wonderful and exciting things!  I was interested in science and technology as a young man and wondered about space exploration.  Was it possible for a man to travel through space and discover the mysteries hidden there?

I believe that God has put a dream in your heart as well and would like to take you on a journey of a lifetime!   What dream is in your heart?  Allow God to fulfill those dreams and make them a reality for you.  You are the future scientists and professors we are looking to now for future accomplishments.  I encourage you to study hard and believe that God has a plan for your life to do even greater things in your generation!

Dr. Samuel Cunha Filho

Comentários

  1. Entre as atividades que nos restam, podemos e devemos cuidar da imagem de brasileiros valorosos como o caso do Dr. Samuel Cunha Filho.

    Gostaria de providenciar um artigo sobre ele na Wikipédia. Suas informações já são bem completas, mas pelas regras (meio bobocas) da Wiki, blogs não são considerados "fontes confiáveis". Essas informações estão disponíveis no site de algum órgão ou do governo, ou de imprensa? A data de falecimento é 17/04/2007. Sabe a cidade?

    Excelente iniciativa essa sua !

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      As informações são absolutamente verdadeiras e você pode confirmar todas elas e tirar suas dúvidas com o Prof. Marcos Luna e com a filha americana dele, Sra. Shawn Cunha Cabot. Lhe passarei via e-mail os contatos deles, tá ok?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Marcos!

      Use fotos também, a origem delas são a própria família.

      Abs

      Duda Falcão

      Excluir
    2. Quanto as fotos, preciso que alguém publique sem Copyright num local público como o Flikr. Como já disse, a Wiki tem muitas regras e eles levam esse negócio de Copyright muito a sério.

      Se não tiver alguém "dono" da foto dizendo explicitamente que ela está em domínio público, não podemos usar lá. A primeira foto do seu artigo, seria ótima. Mas alguém tem que colocar lá no Flickr com a chancela "Attribution-ShareAlike", ou seja, que eu só preciso atribuir o nome do autor e distribuir como quiser, pois é a única aceita.

      Abs.

      Excluir
    3. Marcos, peça ao Prof. Marcos Luna para fazer isso ou a própria filha dele, que creio seja a pessoa mais indicada para isso.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Realmente ele necessita de um reconhecimento maior.
    Aqui em Bezerros, terra natal dele, confesso que pouca gente sabe que saiu daqui uma pessoa com tamanha inteligência.

    ResponderExcluir
  4. Meu primo de 3° gral é inspiração, parabéns pela consulta Samu

    ResponderExcluir

Postar um comentário