NASA Vai Disponibilizar Mais de 1.000 Programas Gratuitamente

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (07/04) no site “Inovação Tecnológica” destacando que  a NASA americana disponibilizará mais de 1000 programas gratuitamente.

Duda Falcão

INFORMÁTICA

NASA Vai Disponibilizar Mais de
1.000 Programas Gratuitamente

Redação do Site Inovação Tecnológica
07/04/2014

A NASA anunciou que irá disponibilizar ao público, sem nenhum custo, mais de 1.000 programas de computador.

Organizados em quinze categorias gerais, os softwares englobam uma grande variedade de aplicativos para uso na indústria, academia, agências governamentais, e também pelo público em geral.

"Software é um elemento cada vez mais importante na carteira de ativos intelectuais da agência, que compõem cerca de um terço de nossas invenções relatadas a cada ano," disse Jim Adams, do departamento de tecnologia da NASA. "Estamos muito animados de sermos capazes de tornar esses softwares amplamente disponíveis ao público com o lançamento de nosso novo catálogo de software."

Segundo Adams, os códigos disponibilizados representam as melhores soluções encontradas pela NASA para uma ampla gama de tarefas complexas.

Os programas disponibilizados incluem aplicativos para gerenciamento de projetos, ferramentas de design, tratamento de dados e processamento de imagens, assim como soluções para funções de suporte à vida, aeronáutica, análise estrutural e sistemas robóticos e autônomos.

O lançamento do catálogo de softwares da NASA será feito nesta quinta-feira, 10 de abril, através do site do setor de transferência de tecnologia da agência, no endereço http://technology.nasa.gov/.


Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentário: Olha leitor, a notícia é interessante, mas diz o ditado que ‘esmola demais o santo desconfia’. Bom eu não sou especialista da área, mas sei que temos leitores do blog que são. Assim sendo, pergunto aqueles que se disponibilizarem a responder. A utilização por instituições brasileiras desses softwares da NASA pode trazer algum benefício ou risco para o Brasil?

Comentários

  1. Olá,

    Quanto a questão do comentário não vejo problemas em instituições usarem os softwares, por 2 razões, 1) Os americanos também usarão 2) A NASA não iria disponibilizar um conteúdo com erros que poderia prejudicar sua reputação

    Atenciosamente,
    Everton

    ResponderExcluir
  2. Se os programas forem proprietários, acho arriscado o uso sim, principalmente para projetos sensíveis que envolvam desenvolvimento de novas tecnologias, defesa etc.

    Porém, se a NASA liberar o código-fonte dos programas o risco é quase nulo. Provavelmente será essa a abordagem adotada.

    ResponderExcluir
  3. Como sou programador de software, adoraria ver o código-fonte destes programas...

    ResponderExcluir
  4. Reforço os comentários dos dois participantes anteriores: é necessário a disponibilização dos códigos-fontes.
    Ainda está recente a denúncia de espionagem digital feita pelo Estado norte-americano, se bem que isso não deveria ser novidade...
    Áreas sensíveis como aeroespacial, defesa, dentre outras, seguem padrões de segurança e confiabilidade restritos.

    Sergio Luz

    ResponderExcluir
  5. Está bastante limitada a lista de softwares que um brasileiro pode ter acesso. A maioria só está disponível para americanos e/ou governo dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  6. Sim, a grande maioria dos softwares disponibilizados são para uso por outros orgãos do governo americano ou apenas para os Estados Unidos (por aqui nem desenhos de foguetes da década de 60 são disponíveis para os modelistas, quanto mais um código aberto de um software qualquer). Softwares mais específicos como os para controle de sistemas são restritos pelo tratado de não proliferação, por isso tem sua liberação restrita.

    O que tem de Open Source está neste repositório (http://opensource.gsfc.nasa.gov/).

    ResponderExcluir

Postar um comentário