Gerador Solar do CBERS-4 Passa Por Ciclo de Testes no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Gerador Solar do Satélite CBERS-4 passa por ciclo de testes no LIT.

Duda Falcão

Gerador Solar do CBERS-4 Passa
Por Ciclo de Testes no INPE

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)


Brasília, 29 de abril de 2014  O Gerado Solar (SAG, na sigla em inglês) do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-4) passa na próxima semana pelos últimos testes no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Seu envio para a China, país parceiro do Brasil no desenvolvimento do projeto CBERS, onde será integrado ao corpo do satélite, em fase de montagem, está programado para o próximo dia 8 de maio. Com mais de 16 metros quadrados (6,3 x 2,6 m) o SAG é responsável por captar a luz do Sol e convertê-la em energia para alimentar os equipamentos do satélite.

Apesar da dimensão avantajada o SAG pesa só 55 quilos, pois a avançada tecnologia empregada na sua fabricação pelas empresas Orbital Engenharia Ltda e CENIC Indústria e Comércio Ltda, ambas de São José dos Campos, utiliza materiais leves, mas de alta resistência e durabilidade.

Eficiência – Durante o tempo em que o satélite fica iluminado no espaço, o SAG além de abastecer os diversos equipamentos de bordo também completa a carga das baterias para energizar os equipamentos na fase de eclipse, ou seja, período em que a luz solar não atinge o equipamento. Desenvolvido com tecnologia moderna de células de tripla junção de alta eficiência energética o SAG do CBERS-4 gera até três mil watts de potência elétrica em condições normais de iluminação.

Até o momento, o gerador já passou pelos testes de desempenho elétrico de capacidade de geração de potência, ensaio de vácuo térmico, isolamento elétrico, aterramento, continuidade elétrica, tempo de abertura do painel e vibração acústica. Até a próxima semana serão realizados ainda os testes acústicos, inspeções visuais e elétricas e de abertura do painel.

O CBERS-4 está programado para ser lançado da China na segunda semana de dezembro próximo.



Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários