Planetário Tem Programação Especial no Aniversário de Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (17/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Planetário de Brasília tem programação especial de aniversário.

Duda Falcão

Planetário Tem Programação
Especial no Aniversário de Brasília

Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto:Valdivino Jr/AEB

Brasília, 17 de abril de 2014  O Planetário de Brasília preparou uma programação especial para comemorar os 54 anos da Capital do país nesta segunda-feira (21). O espaço também estará de portas abertas no feriado da Sexta-feira Santa (18) e todos os horários de sessões agendadas sem marcação serão transformados em sessões abertas. Com isso, o planetário disponibiliza sete sessões abertas.

No feriado de segunda (21), o centro astronômico oferece sessões comentadas na cúpula de projeção. O tema das apresentações será o Céu de Brasília. Nestas, também será possível ver imagens diferenciadas do espaço e fazer perguntas para a equipe do Planetário. O filme Origens da Vida volta à grade de exibição

Caso as condições do tempo sejam favoráveis, os visitantes poderão observar o Sol com equipamentos especiais e o acompanhamento de membros do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB).

A Agência Espacial Brasileira (AEB) disponibiliza, novamente, a réplica da roupa de astronauta. A princípio, a peça, que fez grande sucesso entre crianças e adultos na reabertura do centro de Astronomia no final de 2013, fica em exibição até o final de maio próximo. O público também poderá visitar a Exposição Universo Incrível, parceria entre o Planetário e o Observatório Europeu do Sul (ESO).

OBA – Pela primeira vez, o Planetário aplicará as provas da 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 8ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) no dia 16 de maio. Para esclarecer a população e os interessados (crianças e adolescentes), a equipe responsável pela atividade estará presente, ao longo de todo o dia.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB.  Trata-se de um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. O Planetário se coloca na missão de apoio e fomento desta iniciativa e aplicará a prova para todas as crianças e adolescentes que queiram participar, mas não estão estudando em escolas já participantes.

Ao longo do ano, o centro astronômico promove outras atividades neste projeto. A partir de segunda (21), os interessados podem se inscrever para a prova da OBA no Planetário e solicitar informações pelo e-mail oba.planetario@gmail.com


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) 

Comentários