Reunião Científica no INPE Apresenta Nova Plataforma Future Earth

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (29/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Reunião Científica no INPE apresenta nova Plataforma Future Earth.

Duda Falcão

Reunião Científica no INPE Apresenta
Nova Plataforma Future Earth

Terça-feira, 29 de Abril de 2014

Em 9 de maio, às 10 horas, será realizada a primeira consulta científica do projeto Future Earth na América do Sul. O evento é organizado pelo escritório regional do International Geosphere–Biosphere Programme(IGBP), sediado no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Presidida por Mark Stafford Smith, diretor científico do Future Earth e do Climate Adaptation Flagship (CSIRO), a reunião ocorrerá no auditório do Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI), localizado na sede do INPE, em São José dos Campos (SP).

O objetivo do evento é consultar a comunidade científica brasileira sobre pesquisas prioritárias para os próximos cinco anos e, assim, subsidiar a recém-criada plataforma Future Earth de programas globais na área de mudanças ambientais.

Com recursos da Aliança Global de Ciência e Tecnologia para a Sustentabilidade, o Future Earth (www.futureearth.info) é uma nova plataforma de pesquisas globais que proverá informações e auxiliará transformações necessárias para um mundo sustentável. Diversos programas internacionais com foco nas mudanças ambientais globais estarão reunidos, como o próprio IGBP, o International Human Development Programme (IHDP) e o Programa Diversitas, entre outros.

O Future Earth pretende ser o centro internacional para coordenar abordagens interdisciplinares em três grandes temas: dinâmica do planeta, desenvolvimento global e  transformações em direção à sustentabilidade. Será também uma plataforma para a disseminação do conhecimento, estando aberta para pesquisadores de todas as áreas das ciências naturais, humanas e exatas, além de representantes de organizações sociais e tomadores de decisão.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários