AEB Firma Contratos Industriais Para Montagem do CBERS-4

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a agência firmou contratos industriais para montagem do Satélite CBERS-4.

Duda Falcão

AEB Firma Contratos Industriais
Para Montagem do CBERS-4

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)


Brasília, 16 de abril de 2014 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) firmou oito contratos com empresas nacionais do setor aeroespacial visando à integração e montagens de diversos equipamentos do CBERS-4, quinto exemplar da série do programa de satélites Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres.

Os contratos com as empresas Equatorial Sistemas, AEL Sistemas Mectron Engenharia, Orbital Engenharia, Omnisys Engenharia e Opto Eletrônica, englobam em sua maioria equipamentos das áreas de eletrônica, conversores de energia e câmeras para imageamento.

Todas estas empresas já foram fornecedoras de peças e equipamentos para a família de satélites CBERS, desenvolvida em parceria entre Brasil e China. Os contratos também estão em concordância com o preceituado no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) de “recorrer à indústria para reproduzir equipamentos já desenvolvidos e qualificados, capazes de atender a parte da demanda corrente a um custo menor, com prazos menores, além de manter a base industrial ativa”.

O lançamento do CBERS-4, inicialmente programado para 2015, foi antecipado para a segunda semana de dezembro próximo da China, conforme entendimento entre os dois países após a falha ocorrida com o veículo chinês lançador do CBERS-3, no final de 2013.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois é leitor, como já vínhamos anunciado e apresentado, inicialmente através dos Extratos de Inexigibilidade de Licitação, e posteriormente através dos Extratos de Contratos Assinados (até agora cinco, faltam três serem publicados) está aí a notícia oficial.

Comentários