Peça Achada no Pará Pode Ser de Foguete Que Partiu da Guiana Francesa

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/04) no site “G1” do globo.com destacando que pescadores do Pará encontraram uma fuselagem que pode ser de um foguete lançado da Base de Kourou, na Guiana Francesa.

Duda Falcão

CIÊNCIA E SAÚDE

Peça Achada no Pará Pode Ser de
Foguete Que Partiu da Guiana Francesa

Material foi encontrado por pescadores nesta segunda-feira.
Pedaço de fuselagem contém logotipos e nome de suposto proprietário.

Do G1 São Paulo
29/04/2014 - 10h19
Atualizado em 29/04/2014 - 10h57

(Fotos: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)
Pedaço de material que pode ser de fuselagem de foguete
espacial foi encontrado em localidade do Pará.

Moradores da cidade de Salinópolis, a 293 km de Belém (PA), encontraram nesta segunda-feira (28) um pedaço de fuselagem que pode ser de um veículo espacial lançado do Centro de Kourou, na Guiana Francesa. De lá, decolam diversos foguetes que integram missões da Agência Espacial Europeia, a ESA.

As imagens mostram moradores e bombeiros retirando o material de dentro da água. É possível observar diversos logotipos de organizações nas peças, entre eles o da Agência Espacial Inglesa (UK Space Agency).

Em outra foto, há uma placa de identificação com a descrição “propriedade da Arianespace”, consórcio ligado ao Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), nome oficial da agência espacial francesa.

Essa companhia, que tem dez países como acionistas, produz, opera e comercializa os foguetes espaciais “Ariane”, cargueiros com diversas funções, entre elas, a de levar suprimentos para astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O G1 entrou em contato com o Centro Espacial de Kourou e com a Agência Espacial do Reino Unido para confirmar a procedência do material. Até o momento não houve resposta.

Descrição em parte de peça encontrada por pescadores no Pará.
É provável que material tenha caído no mar e se deslocado
até vilarejo de pescadores; peça pode ser de foguete
que decolou de base na Guiana Francesa.


Fonte: Site “G1” do globo.com

Comentários

Postar um comentário