Segurança Nacional é Tema de Encontro de Militares no Centro de Lançamento de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (15/04) site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que a Segurança Nacional foi tema do encontro de militares (já abordado aqui no blog) no Cento de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

DEFESA

Segurança Nacional é Tema
de Encontro de Militares no
Centro de Lançamento de Alcântara

Militares das três Forças se reuniram por três dias no Maranhão,
onde discutiram temas relevantes para a defesa nacional.
O encontro foi encerrado nesta sexta-feira (11/04)

15/04/2014 - 14:08h

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, finalizou nesta sexta-feira (11/04) a 13ª Reunião sobre Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse para Defesa (REPID). O encontro de três dias reuniu integrantes do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Com o tema segurança nacional embasando as discussões, diversos projetos foram apresentados e detalhados, entre eles: projetos ligados aos sistemas de Comando e Controle, defesa em múltiplos cenários, soluções de tecnologia da informação em Defesa Cibernética, reaparelhamento da infraestrutura e equipamentos de defesa.

No último dia da 13ª REPID, a comitiva com membros das três Forças Armadas conheceu as instalações operacionais do CLA. Em discurso, o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA, destacou a importância das atividades desempenhadas pela unidade da Força Aérea no Maranhão traçando um panorama atual do setor espacial, um relato histórico da atividade no país, infraestrutura disponível e últimas modernizações implementadas no Centro e desafios para os próximos anos.

Em seguida, os visitantes conheceram o Centro de Controle do CLA, local que coordena todas as atividades inerentes às operações de lançamento, e acompanharam uma operação simulada. Os integrantes visitaram também o Setor de Preparação e Lançamento e conheceram os foguetes de Treinamento Básico e Intermediário, lançados tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) com objetivo de manter pessoal e equipamentos operacionais.

A comitiva visitou ainda o Centro de Controle Avançado, onde conheceram a Casamata, instalação mais próxima à área de lançamento, e que abriga engenheiros e técnicos que trabalham diretamente na montagem, transporte e integração dos veículos espaciais nos lançadores. Por fim, os visitantes foram apresentados à nova torre móvel de integração, a plataforma de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), principal engenho aeroespacial brasileiro. 

DESPEDIDA

A 13ª REPID marcou a despedida do serviço ativo do General de Divisão João Edison Minnicelli, Chefe do Centro Tecnológico do Exército, que foi homenageado pelos colegas pelos serviços prestados no desenvolvimento tecnológico do sistema de defesa nacional. Ao se despedir, o General Minnicelli afirmou que independente do branco, do verde-oliva e do azul das Forças Armadas, todos vestem na realidade o verde e o amarelo pelo qual assumem o compromisso de defender a pátria. Ele ainda fez questão de agradecer a todos, que em mais de trinta anos de serviço prestado ao Exército Brasileiro e ao Ministério da Defesa, estiveram juntos no trabalho cotidiano. Durante o almoço o oficial general e todos os demais integrantes da 13ª REPID assistiram à apresentação do “Boi Nina Rodrigues”, grupo de bumba meu boi típico da cultura maranhense.

REPID

A REPID é realizada pelo Ministério da Defesa em organizações militares estratégicas das Forças Armadas, com o objetivo de atualizar a situação dos projetos em andamento, principalmente aqueles que envolvem a integração de sistemas das três Forças, submeter novos projetos e compartilhar informações entre cada uma das instituições do Ministério da Defesa, com vistas à ampliar a interoperabilidade entre as Forças. A próxima edição da REPID deve ocorrer na segunda quinzena do mês de setembro de 2014.

Fotos: Soldado Gilberto/CLA
Reunião no Salão Nobre do CLA.
Operação Simulada no Centro de Controle.
Visitantes na Casamata.
Visitantes na Torre Móvel de Integração.
Visitantes conhecem o FTI e o FTB.
Visitantes conhecem a área do CLA.
Visitantes assistem ao Boi Nina Rodrigues.
Homenagem ao General Minnicelli.


Fonte: Site da FAB - http://www.fab.mil.br

Comentário: Olha leitor, não pretendia fazer nenhum comentário sobre essa matéria, mas depois que voltei de SJC estou completamente descrente de que qualquer evento como este possa contribuir para o desenvolvimento do país e muito menos para Segurança Nacional. No entanto é preciso dizer que o grande problema não está nas instituições militares e nos instituto de pesquisa do governo e privados e sim nas leis estúpidas e inadequadas que travam o desenvolvimento do setor de ciência e tecnologia do país, na contingência de verbas, na falta de visão estratégica, na falta de investimento em educação de qualidade, mas principalmente na falta de interesse da sociedade dominante e de sua classe política corrupta e populista em realmente se movimentar visando construir uma nação de verdade. Discutir Segurança Nacional num universo com esse, me parece uma tremenda perda de tempo, transformando no final das contas esses eventos em meros eventos sociais, onde se discute com seriedade e competência os rumos a serem seguidos, mas que infelizmente muito raramente são implantados, podados que são pelas ações descabidas e irresponsáveis desses debiloides que militam nos bastidores políticos e decisórios de nossa obscura capital federal.

Comentários

  1. Tendo em vista a sequencia de fotos, salvo disposições em contrário, fica estabelecido que:
    No Rio Grande, tudo acaba em churrasco.
    Em São Paulo tudo acaba em pizza
    No Rio tudo acaba em samba
    Em Minas tudo acaba em quentão
    Na Bahia tudo acaba em Axé
    E acima da linha do equador, tudo acaba em boi...
    Em Brasília nem precisa dizer onde tudo acaba né?

    Meu Deus...

    ResponderExcluir
  2. Mais um evento social às custas do dinheiro do contribuinte....

    ResponderExcluir
  3. Realmente parece que vão dar um uso para o CLA.

    Já que não se lança foguetes (fora os de treinamento) de lá, ao menos serve para fazer essas reuniões, conhecidas no meio como RPNs...

    Lastimavel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário