Equipe "UFABC Rocket Design" Segue Firme no Rastro da Equipe Iteana

Olá leitor!

O "Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (GPDA)" da Universidade Federal do ABC (UFABC) vem se destacando nos últimos anos nas áreas de Aerodesign e de Foguetes, o que me motivou esta manhã a escrever esta nota.

Falando especificamente da área que aqui nos interessa, a equipe “UFABC Rocket Design” do GPDA, formada por alunos de Engenharia Aeroespacial desta universidade, vem desde janeiro de 2010 desenvolvendo atividades de estudo de motores foguete a propelente sólido, tendo como objetivo a fabricação destes para a sua utilização em foguetes experimentais.

Diante do sucesso alcançado com este primeiro objetivo, a equipe partiu então para realizar a sua primeira missão em junho de 2013.

Logo da Missão.
Missão Boitatá I: Está missão teve como objetivos principais o projeto, construção e lançamento do primeiro foguete desenvolvido pela equipe. Como naquela época infelizmente ainda não existiam competições no Brasil na modalidade de Foguetemodelismo, a equipe então decidiu por lançar o foguete em 29/06/2013 da base de lançamento da “Fundação Centro de Estudos do Universo (CEU)”, que fica localizada em Brotas-SP.




Foguete Boitatá I posicionado para lançamento.
Base de Lançamento da CEU em Brotas (SP) - 29/06/2013.
Descrição da Missão Boitatá I.
Dados técnicos do foguete.

Atualmente a equipe que completou em 20 de janeiro passado quatro anos de existência, é formada pelos seguintes alunos:

* Calvin Trubiene - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Daniel Rascio - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Eber Calebe - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Felipe Bonin - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Gabriel Furlan - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia de Energia

* Giovane Prado - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Kalil Bourached - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Letícia Oliveira - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Luiz Felipe - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Física Engenharia Aeroespacial

* Marco Miranda - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Marcus Macêdo - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Rafael Lara - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Ricardo Guidolim - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Thiago Casteluchi - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia de Gestão

* Tiago Bitencourt - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

* Vinicius Riemma - Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Engenharia Aeroespacial

e vem seguindo firmemente o rastro da equipe “ITA Rocket Design” formada por alunos de Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), já trabalhando em duas novas missões. São Elas:

Logo da Missão.
Missão Boitatá II: Esta missão tem como objetivo a adequação do foguete Boitatá para o seu lançamento na modalidade de apogeu 1km da competição a ser realizada agora em abril no Paraná, ou seja,  o Festival de Minifoguetes de Curitiba, competição esta criada pelo Prof. Carlos Henrique Marchi da “Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, motivado que foi pela falta de compromisso de uma Agência Espacial que mais parece uma Agência de Propaganda.

Missão Tupã: Já esta missão que foi inicialmente idealizada para ser realizada durante a competição de Foguetemodelismo lançada pela nossa desastrada Agência Espacial, que estava prevista para acontecer em 2013 e não ocorreu (sabe-se lá porque, já que não houve nem mesmo um comunicado oficial sobre o seu cancelamento), tem como objetivo o projeto e construção de um foguete capaz de atingir 10.000 pés de apogeu (3048 m), o que demonstra um grande avanço nas atividades espaciais da equipe.

Como recentemente foi confirmada pela Experimental Sounding Rocket Association (ESRA) a participação da equipe da UFABC e do ITA na competição  “Intercollegiate Rocket Engineering Competition (9th IREC)”, a se realizar de 26 a 28 junho deste ano nos EUA, o Blog BRAZILIAN SPACE acredita que a Missão Tupã seja realizada durante esta competição.

Vale lembrar leitor que a equipe UFABC Rocket Design conta com o patrocínio da empresa ALLTEC Materiais Compostos, e que recentemente teve o projeto intitulado “Desenvolvimento de Motor Foguete Didático Experimental” (veja aqui) aprovado pelo Programa UNIESPAÇO da AEB, projeto este encabeçado pelo “Prof. Dr. Annibal Hetem Junior”, da UFABC e pelo Eng. José Miraglia, da empresa paulista Edge Of Space.

Para maiores informações sugerimos aos leitores que acompanhem as atividades da equipe pelo site da mesma - http://gpdaufabc.com.br/rocket/index.php ou pela página da equipe no Facebook  https://www.facebook.com/gpdafoguetes?fref=pb&hc_location=profile_browser

Duda Falcão


Fonte: Universidade Federal do ABC (UFABC) - Equipe UFABC Rocket Design

Comentários

  1. É isso aí pessoal, parabéns pelas iniciativas.

    Ultimamente nem o ITA tem escapado às minhas críticas. Mas vamos adiante, com iniciativas privadas e completamente independentes desse "governo".

    É o que nos resta.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário