Eclipse Lunar na Próxima Semana Será Visível em Todo o País

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/04) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que Eclipse Lunar será visível em todo o país na próxima semana.

Duda Falcão

Eclipse Lunar na Próxima Semana
Será Visível em Todo o País

NASA


Brasília, 11 de abril de 2014 – Um eclipse lunar total – quando a Terra fica entre o Sol e a Lua – acorre na madrugada de terça-feira (15) e poderá ser visto de todo o Brasil. O fenômeno que se inicia por volta das 2h pode ser visto também do leste da Ásia, leste da Austrália, EUA e Canadá, oceanos Atlântico e Pacífico e deve durar por cerca de 80 minutos.

No período do eclipse, que pode durar até quatro horas e ser observado a olho nu, a lua cheia passa pela sombra da Terra, que bloqueia a luz solar que ilumina o satélite. A Lua pode ficar com uma coloração avermelhada (na área da penumbra) ou mais escura e cinza (quando a Lua entra na sombra da Terra).

Astrônomos dizem que a melhor coisa sobre este eclipse lunar é o fato de ocorrer com tempo bom e céu claro. Ainda segundo eles, o fenômeno se repetirá aproximadamente a cada seis meses e que se repetirá apenas sete vezes neste século. A última vez que houve uma série de quatro eclipses lunares totais foi nos anos de 2003 e 2004.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022