NASA Corta Comunicação Com os Russos Por Causa da Crise na Ucrânia, Exceto pela Estação Espacial Internacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (04/04) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC, destacando que a NASA cortou comunicação com os Russos por causa da crise na Ucrânia, exceto nas atividades relacionadas com a Estação Espacial Internacional (ISS).

Duda Falcão

Notícias

NASA Corta Comunicação Com os Russos
Por Causa da Crise na Ucrânia, Exceto pela
Estação Espacial Internacional

Anexação da Crimeia pela Rússia e consequentes sanções por parte
dos EUA tornou cooperação entre os dois países insustentável

Kenneth Chang e Peter Baker
do New York Times / O Globo
04/04/2014

A NASA anunciou na quarta-feira que estava suspendendo a maior parte dos contatos com as autoridades da agência espacial russa porque as relações entre os dois países haviam se deteriorado rapidamente desde a anexação da Crimeia pela Rússia. A única exceção envolverá as operações da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), primeira colaboração de EUA e Rússia no espaço.

Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, os astronautas da NASA entram em órbita a bordo de foguetes Soyuz russos , ao custo de até US$ 70 milhões por assento. A NASA está financiando empresas comerciais para desenvolver foguetes e naves espaciais e começar a transportar astronautas até 2017.

Ao longo dos anos de colaboração, a parceria no espaço continuou praticamente imune aos altos e baixos geopolíticas entre Washington e Moscou e, há algumas semanas, funcionários expressaram otimismo de que ainda seria o caso, com o administrador da NASA, Charles F. Bolden Jr. , dizendo "agora tudo é normal na nossa relação com os russos".

Como o confronto na Ucrânia se intensificou, ficou insustentável para o governo Obama continuar a enviar os oficiais da NASA para a Rússia ou hospedar seus funcionários da agência espacial dos EUA como se tudo fosse normal, já que Washington cortou negociações comerciais, cooperação militar e jogou fora a Rússia do Grupo dos 8 países mais industrializados.

O secretário de Defesa Chuck Hagel também direcionou a Força Aérea a rever o uso de motores russos em foguetes que enviam satélites militares americanos em órbita. Os foguetes Atlas 5, agora produzidos por uma joint venture da Boeing e Lockheed Martin, foram construídas por anos com motores russos RD- 180. As autoridades americanas estão analisando as conseqüências de possíveis interrupções no fornecimento.

Ainda assim, a administração não estava indo tão longe a ponto de cortar toda a cooperação, especialmente apenas uma semana após o envio de um astronauta da NASA para a ISS junto com dois cosmonautas russos em uma cápsula russa. Outras medidas poderiam comprometer seriamente o programa espacial americano.



Fonte: Site do Jornal da Ciência de 04/04/2014

Comentário: Pois é leitor é a política uma vez mais criando dificuldades para o desenvolvimento da tecnologia espacial da espécie humana. Felizmente para esses países a interferência política tem sido mais positiva do que negativa, excluindo situações extremas como essa onde os governos atuam em prol de seus interesses políticos e sabe Deus o que mais. No Brasil, infelizmente para nós essa interferência e a falta de ação política por décadas têm sido extremamente desastrosa, não só para o nosso pífio programa espacial, como para o desenvolvimento de nosso país como Nação. O Brasil continua sendo uma piada, vivendo de ilusões criadas por esses energúmenos, verdadeiras ervas daninhas que infelizmente infestam viroticamente a classe política desse país em todos os níveis de governo. E pior, sem qualquer perspectiva de mudança, já que os poucos profissionais sérios que ainda temos e que poderiam colaborar numa tentativa coordenada da sociedade civil e das Forças Armadas, parecem continuar acreditando que seja possível dialogar com quem só quer fazer cena e vender ilusões em prol de seu próprios interesses. Lamentável!

Comentários