Boeing Inicia a Operação do Centro de Pesquisa em S. José

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada ontem (03/11) no site do jornal “O VALE”, destacando que a Boeing deu inicio na operação do seu Centro de Pesquisa em S. José.

Duda Falcão

REGIÃO

Boeing Inicia a Operação do
Centro de Pesquisa em S. José

Meta da empresa é incrementar pesquisas em biocombustível
para aviação que possa ser usado em voos na Copa de 2014

Chico Pereira
São José dos Campos
November 3, 2013 - 07:52

Foto: Flávio Pereira
Parque Tecnológico de São José; na zona leste da cidade.

A gigante da aviação mundial Boeing iniciou as operações do seu novo Centro de Pesquisa e Tecnologia, em São José dos Campos. Uma das metas da Boeing é desenvolver, em parceria com empresas e instituições de pesquisas do Brasil, biocombustível para aviação que possa ser utilizado já na Copa de 2014.

"A intenção é utilizar esse combustível em alguns voos durante a Copa de 2014", disse o vice-presidente de pesquisa da Boeing no Brasil, Aly Bryant, em entrevista a O VALE.

Parcerias

A Boeing escolheu São José dos Campos para sediar o seu sexto centro de tecnologia e pesquisa por causa das parcerias que estabeleceu com a Embraer, DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais).

Instalada ainda em uma sala do núcleo do Parque Tecnológico, em Eugênio de Melo, região leste, a nova unidade da Boeing começou a operar em outubro com dois pesquisadores.

Os dois pesquisadores trabalhavam no exterior havia mais de cinco anos e foram "repatriados" pela Boeing para o Centro de Pesquisa e Tecnologia. Onofre Andrade vai coordenar projetos na área de biocombustível e Marcelo Fray Villar, na área de biomateriais avançados.

A companhia também contratou empresa para adequar uma área de 400 metros quadrados onde ficará o Centro de Pesquisa. A previsão é que o espaço fique pronto no começo do próximo ano.

Al Bryant relatou que até o final do ano a Boeing irá contratar mais dois profissionais de alta qualificação. A meta da empresa é compor o quadro de profissionais do centro até o final de 2014. A expectativa é que o grupo terá 12 especialistas.

Em parceria com a Embraer, a Boeing tem cooperação em pesquisa de biocombustível para a aviação.

No campo de novas fontes de energias sustentáveis, a duas empresas lançaram o "Plano de Voo para Biocombustíveis de Aviação no Brasil".

O programa conta com o apoio da FAPESP (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O objetivo é incentivar a criação de uma plataforma brasileira de biocombustível para a aviação.

ITA

Além de parcerias no campo educacional, a Boeing planeja desenvolver com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) projetos de gestão de tráfego aéreo, informou o executivo da norte- americana.  A intenção é criar um laboratório nacional de simulação de gestão do espaço aéreo", afirmou Al Bryant.

Esse laboratório desenvolverá propostas para definição de rotas e tráfego aéreo para melhoria operacional de aeroportos e em segurança de voo, entre outras aplicações.

Também serão desenvolvidos com o DCTA projetos nas áreas de ciências de voo, e energia e meio ambiente e materiais avançados.

Com o INPE, a companhia norte-americana estabeleceu cooperação na área de sensoriamento remoto e agricultura de precisão que será desenvolvida em m um Centro de Gerenciamento de Cultivo de Safras Energéticas.

A Boeing também tem parcerias com Universidade Federal de Minas Gerais e USP.

Foto: Flávio Pereira
Os engenheiros Marcelo Fray Villar e Onofre Andrade,
são os primeiros pesquisadores contratados pela
Boeing para o centro de Pesquisa da
empresa no Parque Tecnológico de São José.

Engenheiros Voltam a Trabalhar no Brasil

Os dois pesquisadores brasileiros que estavam no exterior e foram contratados pela Boeing afirmam que é bom voltar e enfrentar novos desafios no Brasil.

"Aprender novamente o jeito de se comunicar e interagir com brasileiros é muito legal e diferente do que vivenciei nos últimos anos mora no na Holanda. Posso dizer que é muito bom voltar com tantos desafios e oportunidades na Boeing, que estão alinhados com o que eu tenho como projeto de vida", relatou Onofre Andrade.

"É muito bom poder voltar para o nosso país e nossa cultura e, especialmente para a mesma cidade onde morei antes de ir embora do Brasil, onde mantenho tantos amigos e família. Eu sempre sonhei em trabalhar na Boeing", contou Marcelo Fray Villar, que morava nos Estados Unidos.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 03/11/2013

Comentário: Rsrsrsrsrs (para não chorar), até que escolheram um nome pomposo para essa base oficial da CIA em território brasileiro, e olha só leitor onde a mesma foi implantada convenientemente. É triste, mas sai década e entra década, e nossa sociedade não aprende com os indícios que a vida tem nos mostrado diariamente, e com isso continua cometendo os mesmos erros de outrora que nos levaram a esta situação vergonhosa que nos encontramos atualmente no cenário mundial, basta para isso olhar os nossos índices de desenvolvimento. Uma vergonha, uma estupidez, uma tremenda de uma incompetência e algo certamente nada nobre a mais, mas este é o resultado de coisas como essas, e de atitudes estúpidas, incompetentes, populistas e nada nobres que vem se perpetuando por décadas na gestão pública desse país. Haverá grandes consequências leitor a médio e longo prazo e um preço alto será pago, mesmo que não venha à tona, tenha certeza disso. Não levando em conta esses projetos de fachada com envolvimento desses jovens engenheiros brasileiros (ingênuos ou não), como brasileiro, só me restar torcer que a ABIN e principalmente as agências de segurança das Forças Armadas fiquem atentas a essa iniciativa da CIA no Brasil.

Comentários

  1. Fiquem tranquilos.

    Segundo a nossa PresidentA e sua trupe de acessores, tudo vai ser resolvido com um "sistema de e-mail nacional".

    Assim como o Duda, não sei se é pra rir ou pra chorar.

    Lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário