Escolha de Diretor do INPE Ainda Vai Demorar 2 Meses

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (24/04) no site do jornal “O VALE” destacando que segundo o ministro Marco Antônio Raupp, a escolha do novo diretor do INPE ainda vai demorar 2 meses.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Escolha de Diretor do INPE
Ainda Vai Demorar 2 Meses

Raupp vai definir antes comando da AEB para depois
nomear direção do instituto de São José; servidores
reclamam de demora de quase 1 ano

Chico Pereira
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
24 de abril de 2012 - 03:45

Aaron Kawai

A definição do novo diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, deve demorar ainda pelo menos mais dois meses.

A previsão foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a diretores do SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial) na semana passada.

O presidente da entidade, Ivanil Elisiário, relatou que Raupp informou que deseja ter na direção do INPE uma pessoa que tenha afinidade com o presidente da AEB (Agência Espacial).

“Ele disse que quer trabalhar em sintonia com os comandos do INPE e da AEB”, afirmou o dirigente.

Segundo Elisiário, Raupp prevê que ainda serão necessários pelo menos mais 60 dias para a conclusão do processo de definição do presidente da AEB e do INPE.

O impasse está relacionado à demora na nomeação do atual diretor do Parque Tecnológico de São José, José Raimundo Coelho, para a presidência da AEB.

Na última sexta-feira, um grupo de 25 servidores do INPE foi em caravana ao Rio de Janeiro pressionar Raupp, que cumpriu agenda em instituições na cidade.

Pela manhã, diretores do SindCT estiveram com o ministro na Pontifícia Universidade Católica. No período da tarde, os servidores se encontraram com Raupp em outra solenidade.

Em ambos os eventos, ele foi cobrado pelo grupo.

“Ele afirmou que pretende chamar o primeiro nome da lista tríplice dos candidatos.”

Carta - O presidente do SindCT relatou que 350 servidores do INPE assinaram uma carta aberta entregue ao ministro em que pedem pressa na escolha do novo diretor.

O temor dos funcionários é que o impasse na definição do nome possa provocar prejuízos aos projetos do INPE.

Hoje completam 263 dias que o diretor demissionário do INPE, Gilberto Câmara, pediu para deixar o cargo.

ENTENDA O CASO

Saída

Demissão

Alegando desgaste por não ter conseguido repor o quadro de funcionários do INPE e criticando a proposta de fusão com a AEB, Gilberto Câmara anunciou sua saída em agosto do ano passado

Substituto

Escolha

Em dezembro, Comitê de Buscas encaminhou ao então ministro do MCTI, Aloizio Mercadante, lista tríplice dos finalistas ao cargo de diretor do INPE. Decisão estava prevista para janeiro

Mudança

Imbróglio

Raupp assumiu o MCTI no final de janeiro, prometendo agilizar a escolha do substituto de Câmara. Comunidade científica afirma que demora na escolha prejudica a instituição


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 24/04/2012

Comentário: Ora leitor, que me desculpe o Raupp mas essa desculpa é esfarrapada, e em minha opinião tem algo mais ai. Afinal, se o problema é nomear o presidente da AEB (já escolhido) que tenha afinidade com algum dos nomes da lista tríplice ou não, é só sentar com o Sr.  José Raimundo Coelho e definir qual dos nomes lhe agrada ou não, e buscar uma solução para o problema, coisa que em uma reunião de meia hora no máximo se resolve. Feito isso é cobrar a nomeação por parte da presidente DILMA e finalizar essa novela sem sentido que está prejudicando ainda mais o já sem rumo Programa Espacial Brasileiro.

Comentários

  1. Tem alguma jogada política muito grande por trás para o senhor Raupp estar enrolando essa nomeação a tempos!!

    ResponderExcluir
  2. Como assim, "pretende chamar o primeiro nome da lista tríplice", e busca "uma pessoa que tenha afinidade com o presidente da AEB"? Isso simplesmente não faz sentido! Cheguei à triste conclusão de que o que o Raupp fala não se escreve.

    ResponderExcluir
  3. Pois é caros amigos anônimos!

    É como eu disse em meu comentário, ou seja, tem algo de muito estranho nessa história.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário