IAE Realiza 2º Ensaio de Separação dos Motores do VLS-1

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (30/03) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que foi realizado no dia 29/03 o segundo Ensaio de Separação dos quatro propulsores do Primeiro Estágio do VLS.

Duda Falcão

Segundo Ensaio de Separação dos Quatro
Propulsores do Primeiro Estágio do VLS

Campo Montenegro
30/03/2012

Em 29 de março foi realizado o segundo ensaio de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio do VLS, no Laboratório de Integração de Propulsores do IAE.

O ensaio  contou com uma equipe de 30 servidores entre técnicos e engenheiros do Instituto . Foram feitas medições de choque mecânico, vibração quase estática, deformação, simultaneidade de separação dos 4 propulsores do primeiro estágio, deslocamento,  além da cobertura fotográfica e de vídeo (HD e alta velocidade).

Este foi  o segundo ensaio, previsto no processo de qualificação do sistema de separação do primeiro estágio do VLS. Os dados coletados neste ensaio serão analisados, confrontados com os dados do primeiro ensaio e servirão de base para entender os fenômenos que ocorrem no veículo durante esta fase importante de voo. Entre esses fenômenos, podemos ressaltar a simultaneidade de ejeção dos motores, as tensões nas interfaces entre o segundo e terceiro estágio e as cargas devido ao choque mecânico, transmitidas ao corpo central e aos equipamentos embarcados. Será feita também uma comparação entre os sinais adquiridos com o sistema de telemetria e o sistema de medição em solo, procedimento importante para a qualificação do sistema de medição em voo.


Vídeo do ensaio do motores do VLS-1



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, apesar das enormes dificuldades, o IAE segue realizando os testes para o vôo do VLS-1 XVT-01. Infelizmente não acreditamos mais que esse vôo possa ocorrer ainda em 2012 como estava previsto (Nov/Dez.). O que é frustrante para todos e gera ainda mais desconfianças e chacotas para com o nosso Programa Espacial. Entretanto, é preciso que fique claro para a sociedade menos esclarecida (infelizmente a grande maioria no que diz respeito ao nosso programa espacial) que o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) é uma instituição de excelência ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAER), que por sua vez é subordinado ao Ministério da Defesa (MD) que é diretamente subordinado a Presidência da Republica. Sendo assim, essa instituição (IAE) e seus servidores (civis e militares) estão à mercê de decisões estapafúrdias, ou da falta de qualquer atitude positiva em prol do programa que só fazem complicar e atrasar os projetos em curso, além de gerarem uma grande desmotivação em um quadro de profissionais cada vez menor que o país levou anos para formar. Havia uma meta a ser atingida (XVT-01 em 2012, XVT-02 em 2013 e VO-4 em 2014), e desafios são o que move a raça humana desde que a mesma surgiu na face desse planeta, mas infelizmente a falta de compromisso e de atitude do governo DILMA para com o nosso Programa Espacial é atualmente o único e grande empecilho para o seu desenvolvimento.

Comentários

  1. Será que eles vão lançar um video??? Alias, acho que esse é um problema sério do nosso programa espacial. A NASA e a ESA fazem um monte de videos sobre as novidades em hardware. Até a Russia, que é um pais bem fechado tem um canal no Youtube com vários videos legais. Esses agencias tambem tem contas no Twitter e mantem uma comunicação ampla com o publico, aumentando o interesse nas suas atividades. Parece que o pessoal aqui no Brasil gosta que o programa fique escondido! Ou realmente a falta de grana é muito grande!!!

    PS: Duda, voce tem uma conta no Twitter??? Ajudaria a divulgar o blog e aumentar a visibilidade do PEB. Que tal fazer uma??

    ResponderExcluir
  2. Olá Heverton!

    Se eles fossem lançar o vídeo, já teriam feito amigo. Concordo contigo que é preciso cuidar dessa parte com mais atenção, mas pelas grandes dificuldades do programa, até que eles fazem bons vídeos que sempre são postados aqui no blog (visite a canal de vídeos do blog no youtube). Agora, quanto ao Twitter Heverton, eu não sou muito favorável não.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duda, o vídeo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ZdFjuyXb1QM

      Excluir
    2. Valeu Itc!

      Já está online no blog e no canal do blog no Youtube.

      Abs e obrigado

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Ah Tá...cambada de vagabundo que trabalha meio periodo durante um quarto do ano.....conta outra. O governo não colabora, beleza, agora botar a maiores desses preguiçosos como coitadinhos é brincadeira...conta-se nos dedos os poucos que realmente trabalham nessa instituição!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônino!

    Cara eu não sei quem é você, mas acho que ficar acusando os outros sem dar a cara para bater é muito fácil. Será que vc é um dos poucos que trabalham no IAE, segundo a sua visão?

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Queria ver como seria o Programa Espacial com a MARINA SILVA como presidente do Brasil... Seria um Programa Espacial "Verde", com foguetes feitos de bambú...

    ResponderExcluir
  6. Olá Observador!

    A questão não é essa, afinal não importa se na presidencia tem Lula, Fernando Henrique, Itamar Franco, Fernando Collor ou mesmo Dilma Rousseff, o que importa são os resultados, e nenhum deles apresentou algum significativo (o Lula realmente aumentou o orçamento mas não deu a infraestrutura que programa nercessitava), e pior, a falta de atitude de todos eles só fizeram piorar a situação. Quanto a Marina Silva, não sei se a mesma seria uma solução, mas certamente ela não assinaria esse acordo desastroso com a Ucrânia.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  7. Prezado Duda
    Infelizmente, o Anônimo tem razão em sua denúncia (embora eu não concorde com o anonimato) O IAE fica em torno de 3 meses por ano em meio expediente. Já reclamei disso diretamente ao Ten. Brig. Pohlmann que reconhece a situação mas credita o fato à falta de recursos do Ministério da Defesa. Esse processo de frequente meio expediente por razões que não nos dizem respeito (festividades das mais diversas) só aumentam o descrédito daquilo que fazemos (ou deveríamos fazer). Sim precisamos assumir nossas faltas em vez de atribuí-las a outrem. Com relação a quantas pessoas trabalham sério eu espero que não sejam poucas, mas certamente me incluo dentre elas.
    Waldemar

    ResponderExcluir
  8. Olá Waldemar!

    Perdoe-me, mas não acredito que os servidores do IAE sejam uma cabada de vagabundos como disse o Anônimo. Se eles estão trabalhado 3 meses por ano em meio expediente, isso é por como culpa da falta de recursos do Ministério da Defesa, e da necessidade da direção do IAE se adequar a esta situação imposta pelo governo, e não por que eles são vagabundos. Pode até haver entre eles alguns poucos que são aproveitadores, mas não acredito que seja máxima, entende?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário