ABC Paulista Ganha o Planetário Mais Moderno do Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (05/04) no site do jornal “O Estado de São Paulo” destacando que a região do ABC Paulista ganha o planetário mais moderno do Brasil.

Duda Falcão

Notícias

ABC Ganha o Planetário
Mais Moderno do Brasil

Segundo maior equipamento em operação no País permitirá
visão única, em 360 graus, de 6 mil estrelas ao mesmo tempo

EDISON VEIGA
O Estado de S.Paulo
05 de abril de 2012 | 3h 05

O planetário mais moderno do Brasil foi inaugurado ontem em Santo André, no ABC paulista. Localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, tem um sistema único de projeção ótica digital, com dois equipamentos integrados que, de forma sincronizada, garantem ao espectador uma visão em 360 graus do espaço.

Tiago Queiroz/AE
Novo sistema garante visão
de 360 graus do espaço
A previsão inicial era de que o equipamento fosse inaugurado em 2008, mas só agora tudo ficou pronto - entre outros problemas, houve atraso na liberação dos equipamentos na alfândega.

Com uma cúpula de 18 metros, trata-se do segundo maior planetário do Brasil em operação, ficando atrás apenas do planetário do Rio (23 metros), e igualando o do Ibirapuera. Quem for conferir o planetário poderá ver a reprodução de 6 mil estrelas ao mesmo tempo, com brilho, cores e cintilações muito semelhantes ao natural.

O projetor instalado no planetário foi fabricado pela empresa alemã Carl Zeiss e usa um sofisticado sistema de automação eletromecânica, combinado com aparato ótico de alta qualidade. Graças a esse mecanismo, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato hemisférico. Acomodada em 247 poltronas - e 13 espaços para cadeirantes -, a plateia tem a sensação de observar o céu de uma maneira muito próxima.

De acordo com a administração da Sabina, instituição vinculada à Secretaria de Educação de Santo André, "todos esses recursos técnicos têm o objetivo de ensinar e divulgar a Astronomia e suas ciências correlatas". "Esse espaço agrega a popularização do conteúdo científico, a reflexão e a discussão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no meio ambiente e tem como intuito propiciar o aprendizado de forma significativa e contextualizada." O espaço ficará aberto ao público nos fins de semana e receberá escolas durante a semana.

Pinguins - Com a inauguração, o equipamento se junta às demais atrações da Sabina, inaugurada em 2006 em uma área de 24 mil metros quadrados e com público mensal de cerca de 35 mil pessoas. Ali há espaço para exposições, laboratórios, biblioteca, aquário e pinguinário.


Fonte: Site do jornal O Estado de São Paulo - 05/04/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial