O IEAv Tem Mais Uma Patente Homologada

Olá leitor!

Segue uma nota postada ontem (02/04) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que este instituto teve mais uma patente homologada.

Duda Falcão

O IEAv Tem Mais Uma Patente Homologada

02/04/2012

A Divisão de Física Aplicada do IEAv obteve a homologação de mais uma PATENTE, agora são 3 em menos de 1 ano. Do grupo de pesquisadores do Laboratório de Sistemas Eletromagnéticos deste Instituto é o 3º depósito de patente homologado nos últimos 12 meses. Ainda restam outros 5 depósitos. Este ano, o grupo pretende depositar outras duas inovações nas áreas de técnicas de caracterização de filmes finos em RF/micro-ondas e filtros de RF.

O invento consiste do processo de fabricação de um monitor de corrente de feixe de elétrons com um mínimo de componentes eletrônicos para o seu condicionamento de sinal. A qualidade do sinal pulsado é obtida em função do casamento da impedância do transdutor e rolamento secundário. Ainda, emprega-se uma cerâmica magnética com permeabilidade constante na faixa de frequência de interesse. Assim, pode-se medir pulso de largura de poucas centenas de nanosegundos. Detalhes da patente podem ser obtidos junto ao IFI:


Nas imagens são apresentados os monitores de corrente pulsada em duas versões: uso em tecnologia de aceleradores, cujo dispositivo desenvolvido pode ser empregado no sistema de injeção do feixe de elétrons em aceleradores lineares; uso em sistemas de controle e automação de fornos; telecomunicações; sistemas espaciais. Pode-se observar, pela imagem do osciloscópio, que um monitor de corrente deve apresentar as características reais da forma da corrente medida. Também o monitor de corrente para aceleradores de elétrons emprega a tecnologia de solda cerâmica metal, desenvolvida no IEAv na década de 80. Todas essas tecnologias foram desenvolvidas na primeira década de vida deste Instituto.

Processo de Calibração do monitor de corrente pulsada
empregado em Tecnologia de Aceleradores

Outra versão de monitor de corrente

O grupo de pesquisas de Sistemas Eletromagnéticos do IEAv, com o financiamento recebido do COMAER e FINEP (CT-INFRA 2011), está desenvolvendo esse monitor de corrente pulsada em dimensões reduzidas, com vistas ao emprego em sistemas espaciais. Essa tecnologia emprega as cerâmicas de blindagens de RF, usadas no acelerador do IEAv (LINAC), desde os primórdios da década de 80, como carga de micro-ondas. Esse mesmo material já é parte dos sensores de RF e micro-ondas, RF MEMS, etc. Pesquisadores do IEAv desenvolveram trabalhos científicos internacionais e tese de doutorado neste tema. Esse produto tecnológico caracteriza um exemplo do nível científico dos projetos desenvolvidos no IEAv, gerando tecnologia nacional e formando recursos humanos especializados nas áreas de interesse do COMAER.

O deferimento da referida PATENTE foi publicado na página 125 da revista do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, (RPI 2149 de 13/03/2012), carta patente para a PI 9902434-9 A2, com depósito em 07/06/1999, com o título PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MONITOR DE CORRENTE DE ELÉTRONS NÃO INTERCEPTANTE do Instituto de Estudos Avançados - IEAv (BR/SP), disponível em http://revistas.inpi.gov.br/pdf/PATENTES2149.pdf


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários