INPE Realiza Novo Curso Direcionado para Professores

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que já estão abertas as inscrições para o curso “Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente”, que é direcionado para professores e que será realizado de 16 a 20 de julho, em São José dos Campos.

Duda Falcão

Professores Podem Participar de
Curso Sobre o Uso de Imagens de
Satélites Como Recurso Didático

Sexta-feira, 13 de Abril de 2012

Estão abertas as inscrições ao curso “Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente”, que será realizado de 16 a 20 de julho no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

A capacitação de educadores no uso de ferramentas como imagens de satélites e sistemas de informações geográficas é uma tradição do INPE, que todos os anos, no período das férias de julho, recebe professores do ensino fundamental e médio de todas as regiões brasileiras.

O sensoriamento remoto é hoje considerado ferramenta imprescindível na prevenção ao desmatamento e no apoio à previsão de safras agrícolas, entre outras aplicações, e pode auxiliar o ensino de disciplinas como geografia, ciências, física, química e história. O uso de novas tecnologias torna as aulas mais criativas e contribui para despertar o maior interesse dos alunos.

O curso é composto de aulas teóricas e práticas, atividades de campo e visita às instalações do INPE. A programação inclui os tipos de sensores e satélites, como se formam as imagens, escala cartográfica e outros fundamentos. São apresentados exemplos do uso escolar das imagens de satélites, bem como as aplicações da tecnologia espacial na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas.

As inscrições devem ser feitas através do site do curso: www.dsr.inpe.br/vcsr


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial