Diretor do INPE Recebe “Global Citizen Award”

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando o diretor desse instituto, Gilberto Câmara, foi agraciado pela “Global Spatial Data Infrastructure Association (GSDI)” com o premio “Global Citizen Award”.

Duda Falcão

Diretor do INPE Recebe “Global Citizen Award”

Quarta-feira, 04 de Abril de 2012

A Global Spatial Data Infrastructure Association (GSDI), sociedade que reúne cientistas, especialistas, agências e empresas que promovem o desenvolvimento internacional das infraestruturas de dados espaciais, escolheu Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para receber o "Global Citizen Award”.

O prêmio será entregue na Global Geospatial Conference 2012, que será realizada em Quebec, no Canadá, de 14 a 17 de maio.

“Gostaria de dividir este prêmio com todos os colaboradores do INPE. A política de produzir dados, software e produtos abertos é hoje uma marca institucional, adotada em todas as áreas do INPE. Somos reconhecidos no Brasil e no exterior por nossa transparência. O prêmio representa uma vitória de todos nós”, diz Gilberto Câmara.

Mais informações sobre a GSDI no site www.gsdi.org

Perfil

Diretor do INPE desde dezembro de 2005, Gilberto Câmara ingressou na instituição em 1980. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), fez mestrado e doutorado em Computação no INPE. Como líder da equipe de P&D em Geoprocessamento do Instituto, participou do desenvolvimento de importantes softwares de sensoriamento remoto e processamento de imagens de satélites e de projetos como DETER e PRODES, de monitoramento da Amazônia.

Responsável pelo estabelecimento de uma política de acesso livre aos dados do INPE sobre desmatamento e às imagens do satélite sino-brasileiro CBERS, Gilberto Câmara tem se destacado por defender a distribuição mundial de dados orbitais de média resolução.

É também professor dos cursos de pós-graduação em Computação Aplicada e Ciência do Sistema Terrestre do INPE. Mais informações sobre o diretor, seu currículo, palestras e apresentações na página http://www.dpi.inpe.br/gilberto/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza o senhor Gilberto Câmara por mais esse premio.

Comentários