Alunos de Mossoró Apres. Proj. de Foguete na FEBRACE

Olá leitor!

Durante a realização da “10ª Feira Brasileira de Ciências e Tecnologias – FEBRACE” (febrace.org.br)", realizada na cidade de São Paulo, nos dias 13, 14 e 15/03, dois alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa, da cidade Mossoró (RN), tentaram apresentar um projeto de ciências intitulado: “Foguete Movido a Combustão do Etanol” na categoria engenharia e subcategoria espacial, mas devido as restrições do uso de combustível nas dependências da USP, infelizmente esse projeto não pode ser apresentado na feira.

Fachada da FEBRACE 2012

Fachada da Escola Professora Maria
Stella P. Costa de Mossoró (RN)

O projeto foi desenvolvido pelos alunos “Adsson Michael Sousa S. Freitas” e “Ismael Carlos Pereira da Silva” sendo a delegação norte-rio-grandense formada também pela professora Magali Delfino – diretora da 12ª DIRED (chefe da delegação), uma professora-orientadora (Magna Maria B. Gomes) e a coordenadora do Ensino Médio da circunscrição da 12ª DIRED (Goretti Silva).

Além disso, os alunos mossoroenses contaram com o apoio da diretora Evanice Fernandes de Queiroz Pinheiro e do professor, doutorando em Física, Valter Bezerra Dantas, que deu todo o embasamento teórico ao projeto e proporcionou metodologias voltadas para o estudo de química (combustão), física (leis de Newton) e matemática (cálculos e equações).

Como o leitor pode notar, a iniciativa e engenhosidade de jovens brasileiros interessados nas atividades espaciais vêm aumentando a cada ano por todo o país, o que é por um lado muito positivo, mas que ao mesmo tempo nos faz levantar certas questões.

Será que continuar estimulando esses jovens a se interessarem pela área espacial seria para eles o mais certo a fazer, já que o grande descaso do governo para com setor apresenta um quadro cada vez mais grave e sem perspectivas concretas? É algo a se pensar e analisar

Abaixo segue mais algumas fotos e uma reportagem sobre o projeto exibida pelo jornal TCM da TV TCM Canal 10 de Mossoró (RN).

Os alunos Adsson Michael e Ismael Carlos
dando entrevista para à TV TCM

A professora Magali Delfino dando entrevista à TV TCM

O professor-doutorando Valter Bezerra
quando da sua entrevista à TV TCM

Ismael Carlos falando ao repórter Vilsemar Alves da TV TCM

O aluno Adsson Michael dando entrevista à TV TCM

Reportagem do Jornal TCM
TV TCM Canal 10 – Mossoró/RN – 22/03/2012


Fonte: Com informações do blog da 12ª DIRED - http://blogdadired12.blogspot.com.br/

Comentários

  1. ola, meu nome é Adsson Michael, eu sou o criador do "projeto foguete movido a combustão do etanol", fiquei muito feliz em representar mossoró na 10 FEBRACE e levar a pesquisa aeroespacial mais adiante.

    Email: adssonmichael@pop.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Adsson!

    Parabéns por essa inciativa, e por gentileza trasmita ao Ismael Carlos e a todos que participaram desse projeto as nossas congratulações. Continuem assim e sucesso a todos vocês.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário