DILMA nos EUA - Comunicado Conjunto Brasil-EUA

Olá leitor!

Como você deve saber a presidente Dilma Rousseff está em visita a Washington, nos EUA, desde ontem (09/04), onde esteve com o presidente americano Barack Obama. Após o encontro, foi assinado e divulgado um “Comunicado Conjunto” pelos dois governos abordando diversos assuntos de interesse comum, e entre eles a Cooperação Espacial.

Abaixo segue a reprodução do parágrafo do comunicado que aborda a cooperação espacial entre os dois países:

“Os líderes ressaltaram a importância da cooperação espacial bilateral e instruíram as agências apropriadas a examinar a viabilidade de desenvolver projetos espaciais conjuntos. Tomaram nota da recente reunião em Brasília do Diálogo de Segurança Espacial.”

Note leitor que uma vez mais o assunto foi tratado com 'pouco caso', e não poderia ser diferente, já que sem um “Acordo de Salvaguardas Tecnológicas” assinado pelos dois governos, e ratificado pelos Congressos dos dois países, a “Cooperação Espacial Brasil-EUA” estará restrita a projetos de pesquisas em ciências espaciais e a troca de dados de satélites, bem diferente do que ocorre com a Argentina e mais recentemente com o Chile.


Duda Falcão


Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Comentários

  1. Caro Duda, parabéns pelo post! Agora, "examinar a viabilidade de desenvolver projetos espaciais conjuntos": falou e não disse nada!
    É importante lembrar que um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, deve ser um acordo de verdade, não aquela piada do Acordo de Alcântara, que de acordo não tinha nada, pois o Brasil só iria se ferrar e os EUA só iriam se dar bem! Acredito que um acordo de verdade os EUA nunca assinarão, pois não é de interesse nenhum para eles. Só assinaram com a Argentina praticamente em troca de os argentinos pararem com essa "historinha de querer desenvolver um programa espacial próprio".
    A verdade nua e crua é que os americanos não querem concorrentes em áreas estratégicas! Uma prova disso é esta reportagem publicada no NY Times em que eles "sugerem" que o Brasil abra mão do enriquecimento de urânio para "servir de exemplo" ao Irã: http://www.nytimes.com/2012/04/04/opinion/can-brazil-stop-iran.html?_r=1
    Fica também como sugestão de post para o blog!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo!

    Obrigado pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Concordo contigo que o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas tem de ser bem elaborado, agora não concordo que não seja do interesse dos EUA assinarem um acordo desses, desde que também seja interessante para eles. O problema não é assinar, e sim aprová-lo no Congresso americano, esse sim muito barrista. A assinatura com Argentina aconteceu não pelo motivo apresentado por você e sim porque ambos os países acharam pontos convergentes de interesses que permitiu a assinatura e ratificação do acordo pelo Congresso americano. Quanto à matéria do NY Times, ai a situação é outra, pois envolve outros interesses políticos e de suposta segurança internacional, além é claro de que a sugestão parece ter vindo do próprio jornal, já que é tão ridícula que não acredito que analistas do governo americano incentivariam o Obama e seus assessores defenderem publicamente algo assim. Cairiam no ridículo, já que a comunidade internacional sabe que o Brasil é assinante do "Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares", e como nação independente tem o direito de desenvolver um Programa Nuclear pacífico como os outros países assinantes desse mesmo tratado.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário