WMO Oferece Produtos do EMBRACE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (15/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a Organização Mundial de Meteorologia (WMO) está oferecendo em seu website dois novos produtos do INPE desenvolvidos pelo EMBRACE.

Duda Falcão

WMO Oferece Produtos do EMBRACE

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2012

A Organização Mundial de Meteorologia (WMO, na sigla em inglês) oferece em seu website dois novos produtos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) voltados a aplicações que dependem de sinais de geoposicionamento de alta fidelidade, como agricultura de precisão, operações de resgate, construção civil, perfurações e atividades científicas.

Desenvolvidos pelo EMBRACE, o Programa de Clima Espacial do INPE, o “TecMap” e  o “Mapa de Cintilação da Ionosfera” fornecem dados importantes para avaliar fenômenos que podem interferir em sistemas de localização e de telecomunicações, por exemplo.

Medidas de TEC, sigla em inglês para “conteúdo eletrônico total”, são fornecidas pelo TecMap, que elabora estimativas do atraso de sinais de aplicações GNSS (como o GPS) de frequências simples e dupla. As medidas são mostradas em diferentes tonalidades no TecMap, que também fornece uma animação da variação do TEC a cada 10 minutos.

Resultado de colaboração com o STEL - Universidade de Nagoya, Universidade de Kyoto, NICT-Japão e IBGE-Brasil, o TecMap pode ser visto no endereço
http://www.wmo.int/pages/prog/sat/spaceweather-productportal_en.php, seguindo-se os links Ionospheric > Total Electron Content > Tec Brazil.

Já o Mapa de Cintilação da Ionosfera mostra a localização e os valores de índice S4 medidos pelos receptores da rede LISN, em tempo quase real. Uma animação exibe a variação da cintilação da ionosfera na noite do dia anterior, representada pelo índice S4, que afeta sistemas de telecomunicações e a disponibilidade do sinal GNSS. O Mapa de Cintilação pode ser visto em http://www.wmo.int/pages/prog/sat/spaceweather-productportal_en.php, seguindo-se os links Ionospheric > Ionospheric Irregularities > Brazil Ionospheric Scintillation Map.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Comentários