Raupp Anuncia Novo Diretor do INPE no Começo de Março

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena matéria publicada hoje (25/02) no site do jornal “O VALE” destacando que ministro Raupp irá anunciar o novo diretor do INPE no começo de Março.

Duda Falcão

REGIÃO

Raupp Anuncia Novo Diretor
do INPE no Começo de Março

Novo comando da AEB também deve ser conhecido no mesmo
período; sindicato da categoria critica demora na escolha

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
February 25, 2012 - 04:14

Arquivo do Vale

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, irá anunciar dentro dos próximos 15 dias o novo diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira).

O prazo foi dado em reunião na última semana com representantes do CTC (Conselho Técnico-científico) do INPE em São José.

Na ocasião, Raupp afirmou que pretende formalizar sua decisão após conversar pessoalmente com os escolhidos. O ministro quer alinhar a política a ser adotada pelas duas instituições para dinamizar o programa espacial brasileiro.

Nos próximos dias, uma portaria do MCTI que define a reestruturação da pasta deve ser aprovada. Com a mudança, o INPE deixará de pertencer à Scup (Subsecretaria das Unidades de Pesquisa) e passará a responder diretamente à AEB, inclusive, tendo participação nas decisões da agência.

A demora na escolha do substituto de Gilberto Câmara desagrada o SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia), que cobra agilidade na definição para dar segmento às discussões da categoria.

"A briga do CTC é a mesma que a nossa, são as mesmas coisas. A comunidade científica desaprova a demora na escolha do diretor do INPE, a colocação de um apadrinhado na agência e essa submissão estrangulada à AEB", afirmou o vice-presidente do SindCT, Fernando Morais.

Membro interno do CTC, Clezio Marcos De Nardin não quis comentar a reunião com Raupp. Ele afirmou não ter autorização para divulgar os temas tratados no encontro.

A lista tríplice com os três prováveis nomes aos cargos é formada pelos pesquisadores Petrônio Noronha de Souza, Márcio Quintino da Silva e Leonel Fernando Perondi.

Favorito

Um dos entraves na escolha dos cargos de chefia do INPE e da AEB é o futuro de José Raimundo Coelho, diretor do Parque Tecnológico de São José.

Convidado por Raupp --de quem é amigo desde quando trabalharam juntos no INPE na década de 80-- para assumir a AEB, Coelho não gostaria de deixar a direção do parque em meio à chegada de novos projetos, como a instalação de um centro de pesquisas de TI (Tecnologia da Informação) da Ericsson e a construção do segundo centro empresarial do local, com capacidade para abrigar 50 empresas.

Dilema

Coelho não foi localizado ontem para falar sobre o assunto. Em entrevista no início do mês, Coelho afirmou que ficou dividido com a proposta e que não haveria um prazo definido por Raupp para que ele tomasse a decisão.

O VALE apurou que a Prefeitura de São José participou de reuniões com Coelho para ajudar a apontar possíveis sucessores. A falta de um nome 'de peso' estaria fazendo com que Coelho repensasse assumir a agência.


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 25/02/2012

Comentário: Em nossa opinião essa escolha está demorando demais e certamente trará prejuízos para o PEB. É preciso que o Raupp agilize a escolha desses cargos o mais rápido possível. O blog “BRAZILIAN SPACE” não é de ficar em cima do muro, e dos nomes apontados para diretor do INPE continuamos achando que o melhor candidato seria o Petrônio Noronha de Souza, apesar de reconhecer que os outros candidatos apontados são bons nomes.  Já quanto a AEB, não conhecemos o senhor José Raimundo Coelho, e achamos que se o mesmo tem dúvidas e já faz um bom trabalho a frente do Parque Tecnológico de São José dos Campos, seria uma temeridade tirá-lo de lá, principalmente quando existem nomes mais identificados com o Programa Espacial Brasileiro, como o do Thyson Villela Neto (Diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB), Himilcon de Castro Carvalho (Diretor de Política Espacial da AEB), José Monserrat Filho (Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB), e em nossa opinião o melhor deles, Paulo Morais Jr. (Presidente da Associação Aeroespacial Brasileira e Coordenador do Programa Cruzeiro do Sul do IAE). O Paulo é extremamente identificado com o Programa Espacial Brasileiro, principalmente na área de veículos lançadores de satélites, que como sabemos precisa ser olhada com mais atenção devido ao nosso grande atraso. Decida-se logo Raupp, pois há muito a se fazer e ainda temos de conviver com a irresponsabilidade do governo.

Comentários

  1. Raupp esquece os amigos - chega de mais um Washington Luiz Cassiano da vida - e nomeia logo o diretor do INPE!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Universo Cativo!

    Concordo contigo, o Raupp tem de agilizar logo essa escolha.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022