Clube de Astronomia de Pelotas Participa do I Space Camp

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (07/02) no site do “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)” destacando que dois estudantes do Campus de Pelotas (RS) do IFSUL e um de seus professores representaram o Clube de Astronomia e Astronáutica (locado no campus desta instituição) no I Space Camp do Brasil ocorrido para a turma deles entre os dias 22 e 27/01.

Duda Falcão

Estudantes do Clube de Astronomia e
Astronáutica participam de I Space Camp

Última atualização
Ter, 07 de Fevereiro de 2012 - 10:48

Os estudantes Guilherme Rodrigues de Rodrigues, Oscar Schmitt Kremer e o professor Paulo Ricardo Alcântara Goulart representaram o Clube de Astronomia e Astronáutica na primeira edição do Space Camp (“Acampamento Espacial”). O campus Pelotas foi à única instituição de ensino do Rio Grande do Sul que participou do evento, ocorrido entre os dias 22 a 27 de janeiro de 2012, em São José dos Campos (SP).

Segundo o professor Paulo Ricardo de Alcântara Goulart, o Brasil necessita de profissionais especializados na área da Ciência e Tecnologia Aeroespacial e o Space Camp é um curso intenso que envolve a Astronomia, Astronáutica Robótica e Foguetes. O convite feito ao Clube premia o interesse e dedicação dos estudantes nas atividades envolvendo Astronomia e Astronáutica oferecidas no campus.

No evento, os estudantes puderam assistir aulas e palestras sobre satélites, foguetes, aviões e astronomia, participar de um show de Ciência e Tecnologia, oficinas de experimentos e atividades lúdicas didáticas e realizar montagem de robôs.  Os participantes ainda puderam conferir o lançamento de um foguete de sondagem de pequeno porte, visitar o Memorial Aeroespacial Brasileiro, competir no lançamento de foguetes a base de água e ar comprimido e realizar observações astronômicas.

Segundo o aluno Oscar Schimitt Kremer, o evento atendeu às suas expectativas. “A montagem de um curso que visa o desenvolvimento de matérias que não são ensinadas na maioria das escolas, como eletrônica, aviônica, astronáutica, robótica, realmente é fascinante”, observa o aluno.

Para o estudante Guilherme Rodrigues de Rodrigues, é possível compartilhar todo o conhecimento adquirido no evento com os colegas do Clube de Astronomia e Astronáutica. “Esse conhecimento será passado com muita empolgação, para que nossos colegas saibam como foi motivador a experiência no evento”, afirma Gulherme.

O Clube de Astronomia e Astronáutica é vinculado ao NEC (Núcleo de Ensino de Ciências e Tecnologias do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) e está iniciando o Curso Preparatório para a XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na próxima quinta-feira (9).

O Space Camp é organizado pela empresa Acrux Aerospace Technologies e a pela comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Legenda da foto (da esquerda para a direita): João Batista Canalle, coordenador nacional da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica); Oswaldo Loureda, diretor da Acrux; Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro; Gulherme Rodrigues; Paulo Alcântara Goulart e Oscar Schmitt.


Fonte: Site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) - http://pelotas.ifsul.edu.br/portal/

Comentário: Em janeiro passado, durante a minha passagem por este evento, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Prof. Paulo Goulart e os estudantes Oscar Schmitt e Guilherme Rodrigues e fiquei impressionado positivamente com o trabalho que o Prof. Paulo vem realizando com seus alunos em Pelotas (RS). Espero poder revê-los em uma outra oportunidade e como disse pessoalmente ao Prof. Paulo, o blog “BRAZILIAN SPACE” está a inteira disposição para divulgar as atividades do Clube de Astronomia e Astronáutica do IFSUL/Pelotas quando assim ele achar necessário. Desde já envio da Bahia um forte abraço ao Prof. Paulo e aos jovens Oscar e Guilherme. Sucesso a todos.

Comentários