Projetos do IAE em Desenvolvimento Pouco Conhecidos
Olá leitor!
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) é uma
instituição que faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
(DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAER) sendo o mesmo responsável pelo
desenvolvimento de veículos lançadores, foguetes de sondagens e tecnologias
associadas para o Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Diversos projetos (é verdade que não na velocidade que gostaríamos
e poderíamos, mas não adianta ser repetitivo) estão atualmente em
desenvolvimento neste instituto, alguns deles de conhecimento público, como o
VLS-1, VLM-1, VLS-Alfa, o SARA Suborbital e Orbital, o Sistema de Alimentação Motor
Foguete (SAMF), os motores foguetes líquidos L5, L15 e L75, o motor foguete
sólido S-50, entre outros.
Entretanto, existem outros projetos em andamento no IAE
que são pouco conhecidos pelo publico em geral, mas que também são de
fundamental importância para o desenvolvimento do nosso PEB. Neste contexto citaríamos
os seguintes projetos:
* Desenvolvimento de compósitos termoestruturais de
carbono reforçado com fibras de carbono e híbridos;
* Desenvolvimento de tecnologias de fabricação e análise
de falhas de compósitos termoestruturais e
* Desenvolvimento de projetos em P&D em tecnologias associadas
a veículos lançadores.
Além desses, três outros projetos importantes estão em
desenvolvimento no IAE, sendo que todos três encontram-se em fase final de
desenvolvimento e testes. São eles:
* Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM)
A realização de experimentos em ambiente de
microgravidade por meio de veículos suborbitais requer o desenvolvimento de plataformas
suborbitais de microgravidade (PSM). A PSM constitui a carga-útil que é levada
ao espaço na parte superior do foguete. Além de abrigar os experimentos
propriamente ditos, a PSM deve possuir subsistemas capazes de prover energia, controle
de velocidade angular, sistema de telemetria para envio e recepção de sinais ao centro de controle, rede pirotécnica e sistema de recuperação para resgate,
incluindo o sistema de paraquedas.
OBS: Vale lembrar que em 09/12/2000 foi lançado do Centro
de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), um foguete de sondagem
do tipo SONDA III (Operação Alecrim) com uma plataforma semelhante a esta agora
em desenvolvimento pelo IAE. Tratou-se da “Plataforma Suborbital (PSO)”,
projeto este do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) que em seu único
vôo atingiu o apogeu de cerca de 250Km caindo a 460Km da costa potiguar. Segundo
foi anunciado na época o sinal de telemetria foi perdido aos 50 segundos de
vôo, impossibilitando verificar o funcionamento do sistema de propulsão a
hidrazina, da PSO. No entanto, os dados obtidos neste período indicaram um
sucesso parcial dos experimentos embarcados no foguete. Entretanto, estranhamente
e sem qualquer explicação a sociedade brasileira (pelo menos de nosso
conhecimento) o projeto do INPE foi abandonado.
* Veículo Suborbital VS-40M
O Veículo Suborbital VS-40 é constituído pelo terceiro e
quarto estágios do VLS-1. O seu desenvolvimento se deu em função da necessidade
de se testar o propulsor do quarto estágio do VLS-1 em condições do vácuo do
espaço. O Veículo Suborbital VS-40M é um VS-40 modificado. As modificações incluíram um Dispositivo
Mecânico de Segurança (DMS) na rede de ignição, a melhoria da proteção térmica
interna ao motor; modificação no projeto da tampa traseira; e modificação na
geometria interna do grão propelente, todas aplicáveis ao motor S40 (primeiro
estágio do veículo). Em outubro de 2010 foi realizado, com sucesso, o tiro em
banco de qualificação do motor S40M, que deverá atender aos voos do SARA Suborbital
e do SHEFEX II, projeto da Agência Espacial Alemã (DLR). A partir da
qualificação do S40M, o Programa Espacial Brasileiro passa a dispor de um
veículo suborbital VS-40M mais seguro e com maior confiabilidade, para atender
tanto ao mercado nacional, quanto ao internacional.
VS-40M da “Operação
SHEFEX II”
* Veículo Suborbital VS-15
Uma vez desenvolvido e qualificado em solo, o Motor-Foguete
Líquido L-15 terá de ser qualificado em
vôo, onde são encontradas condições mais severas em termos estruturais e térmicos.
Para tanto, encontra-se também em execução o Projeto VS-15 que visa ao desenvolvimento
e qualificação de um veículo suborbital monoestágio capaz de testar em voo o
motor L-15 e de desenvolver os necessários meios de apoio em solo.
Vale lembrar também leitor que o IAE finalizou recentemente
os testes em solo do Motor-Foguete Líquido L5, e deverá em breve testá-lo em vôo.
Para tanto, nos chegou a informação que o instituto trabalha com a possibilidade
de lançá-lo através de um Foguete de Sondagem VS-30, utilizando-se de uma
versão do SAMF que está atualmente em desenvolvimento, solução essa que parece ser a mesma do VS-15.
Duda Falcão
Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e arquivos pessoais.
Bom, não é por falta de projetos que o PEB não avança no ritmo ideal, eu mesmo nem tinha conhecimento de alguns desses projetos, como leigo no assunto, tive a impressão que todos são cruciais para o avanço do Programa Espacial Brasileiro.
ResponderExcluirParabéns ao IAE.
Olá Leo!
ResponderExcluirPois é amigo, foi por essa razão que resolvi postar essa nota, pois tenho ciência que poucas pessoas tem conhecimento sobre esse projetos. Quanto a morosidade dos projetos do PEB, a mesma infelizmente é causada pela falta de atitude de diversos governos durante os 50 anos do programa.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)