Rapidinha 1

Olá leitor

Duas boas informações fresquinhas sobre o PEB chegaram ao nosso conhecimento recentemente e assim divido com você esta informação.

* Diferentemente do que acreditávamos e havíamos dito através de um comentário anterior, outro foguete de sondagem VSB-30 está previsto (se o cronograma não for alterado) para ser lançado em 2012, além do VSB-30 da “Operação MASER 12” que, como sabemos, já se encontra em fase final de preparativos na Suécia para o seu lançamento nos próximos dias. Segundo informações obtidas pelo blog, esse novo lançamento estava previsto pelo DLR (Agência Espacial Alemã) até Dez/2011 para acontecer em outubro desse ano do Woomera Test Range (Austrália), visando com isso atender a “Operação HIFIRE 7” do programa australiano/americano Hypersonic International Flight Research Experiment”. Entretanto, anda não há informações concretas se a mesma será realizada em 2012.

* O Grupo de Propulsão do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da Divisão de Propulsão Espacial (APE) aprovou junto ao “Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)” um projeto muito importante para o PEB. Tratou-se de um projeto para iniciar estudos no IAE em “Propulsão Híbrida”. Para tanto, um banco de testes da propulsão líquida será adaptado visando atender esta nova linha de pesquisa. Vale lembrar leitor, que antes dessa nova iniciativa do IAE, o único grupo de pesquisa com atividades nesta área no Brasil (evidentemente de nosso conhecimento) era o "Grupo de Propulsão Híbrida da Universidade de Brasília (UnB)", coordenado e liderado pelo professor Carlos Alberto Gurgel, grupo este criado em 2000.

Duda Falcão


Fonte: Diversas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes