Simp. Homenageia Pesquisador de Cosmologia e Gravitação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/02) no site da “Universidade Estadual Paulista (UNESP)” destacando que Simpósio que será realizado entre os dias 27 e 28/02 nesta universidade homenageará pesquisador de Cosmologia e Gravitação.

Duda Falcão

Simpósio Rende Tributo a Pesquisador
de Cosmologia e Gravitação

Com cientistas do Brasil e do Exterior, evento em
27 e 28/02 recebe inscrições de trabalhos

Paulo Velloso
22/02/2012

IFT-UNESP
Ruben Aldrovandi
Ruben Aldrovandi será homenageado nos dias 27 e 28 de fevereiro em um simpósio que celebra seus 70 anos de idade. Ele foi responsável pela consolidação das áreas de Cosmologia, Gravitação e Teoria de Campos no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, Câmpus de São Paulo, e foi o primeiro diretor do Instituto, de 1987 a 1990.

Idealizado e coordenado pelo também físico do IFT José Geraldo Pereira, o evento abordará temas gerais ligados à cosmologia e à gravitação e contará com as presenças de cientistas de diversas instituições, como Universidade de Brasília, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Física da USP, Moscow State University, da Rússia, e Universidad de Concepción, do Chile.

“Com vasta experiência e ecletismo científico, Aldrovandi influenciou e inspirou profundamente toda uma geração de pesquisadores”, afirma José Geraldo Pereira, que foi seu aluno. “Ele foi também grande administrador, negociando com brilhantismo a incorporação do IFT pela Unesp, em 1987”.

Natural de Piracicaba (SP), Ruben Aldrovandi graduou-se pela USP e desenvolveu seu doutorado na Universidade de Paris-XI, na França, em 1973. Fez três pós-doutorados em universidades francesas, dedicando sua carreira principalmente a temas como teorias para a gravitação, relatividade geral, sistemas dinâmicos e mecânica estatística. Atualmente, é professor aposentado do IFT.

Aberto ao público, com entrada franca, o evento permite a participação de interessados em apresentar pequenos seminários de até 30 minutos. A inscrição pode ser feita no endereço lumacuco@ift.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas na página do simpósio, no endereço www.ift.unesp.br/gcg .

O Instituto de Física Teórica da Unesp, Câmpus de São Paulo, fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Bloco II, defronte à Estação Barra Funda do Metrô.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Comentários