Só 11 Estudantes Renovaram Bolsas Por Mais 6 Meses

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (26/07) no site do jornal “O Estado de São Paulo” destacando que só 11 estudantes dos 294 bolsistas de menos de 12 meses do programa “Ciências sem Fronteiras”.

Duda Falcão

Notícias

Só 11 Estudantes Renovaram
Bolsas Por Mais 6 Meses

O Estado de São Paulo
26 de julho de 2012 - 3h 04

Dos 294 bolsistas de menos de 12 meses do Ciências Sem Fronteiras, apenas 11 tiveram aprovada sua renovação para o segundo semestre de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Após o Estado revelar que estudantes teriam de abandonar pesquisas porque as bolsas não foram renovadas, o CNPq prometeu reavaliar as situações. Mas nem todos foram informados dessa possibilidade.

Estudante da USP, Ana Luiza Losnak, de 19 anos, teve a renovação de sua bolsa na Alemanha negada. Ela não sabia do abaixo-assinado encaminhado ao CNPq por 25 estudantes e não recebeu e-mail com a reabertura de recurso. "O problema maior é a falta de comunicação", diz Ana, que faz pesquisa em computação.

Ana pediu autorização para permanecer por conta própria, mas o Ciência sem Fronteiras também negou - o programa exige que o pesquisador volte ao fim da bolsa. Ela encaminhou novo pedido, mas ainda não teve resposta.

O órgão afirma que todos podem fazer novo pedido. O CNPq diz que 67 bolsistas haviam solicitado a renovação - 56 foram negadas. / P.S.


Fonte: Site do jornal O Estado de São Paulo - 26/07/2012

Comentário: Continuamos acompanhando essa história para ver como isso vai terminar e volto a insistir com os pais dos estudantes que tem interesse nesse programa, tenham muito cuidado com o mesmo.

Comentários

  1. Não há como criticar o governo sem o conhecimento pleno dos fatos. Todo cuidado é necessário, pois tratamos em último caso de recursos públicos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo!

    Verdade amigo, recursos que são liberados ou não pelo próprio governo e empregados pelo CNPq em programas como esse "Ciências sem Fronteiras". Se está existindo algum atraso no repasse dos recursos ou houve contenção, não é preciso muito para se identificar os culpados, né verdade?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário