Um Pequeno Robô Inteligente Está Ajudando Taikonautas na Estação Espacial Chinesa Tiangong 3
Prezados leitores e leitoras do BS!
(Crédito da imagem: CCTV)
Taikonautas da missão Shenzhou 19 da China têm testado um assistente robótico inteligente a bordo da estação espacial Tiangong. |
No dia 13/01, o portal Space.Com noticiou que um pequeno Robô inteligente chamado "Xian Hang" está ajudando taikonautas a bordo da Estação Espacial Tiangong 3 da China, e um dia poderá ajudar esses mesmos taikonautas a realizar tarefas de manutenção em órbita..
De acordo com a nota do portal, Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze — a tripulação da atual missão Shenzhou 19 a bordo da Tiangong 3 — têm trabalhado ao lado de um robô chamado Xiao Hang ("Pequeno Espaço") utilizando um software de interação colaborativa entre humanos e robôs.
O software permitiu que eles realizassem uma variedade de experimentos relacionados às relações espaciais entre humanos e robôs, caracterização do comportamento do robô e tecnologias de interação multimodal. O objetivo desses experimentos é ajudar a aumentar a eficiência das missões, promovendo uma interação mais eficaz entre astronautas e sistemas robóticos, de acordo com a China Central Television (CCTV).
Xiao Hang pode ser visto se movendo e se orientando na microgravidade e é capaz de alinhar-se e tirar fotos sob comando. Mas ele pode assumir papéis maiores no futuro.
"No futuro, ele também será capaz de desempenhar diversas funções, como inspeções dentro da cabine e gerenciamento de recursos por meio de atualizações", disse Wang Haoze, a primeira engenheira de voo espacial feminina da China, em uma mensagem de saudação de Ano Novo, conforme noticiado pelo Global Times.
Enquanto isso, a tripulação tem se dedicado a uma série de experimentos. Recentemente, concluíram tarefas como coletar moscas-das-frutas, esvaziar seus recipientes de cultivo e organizar amostras. O estudo tem como objetivo avaliar os impactos dos campos magnéticos subcélulas e da microgravidade sobre os insetos.
Os taikonautas também realizaram uma série de medições detalhadas de movimentos, focando no uso de dispositivos de medição de movimento de precisão e software experimental. O objetivo é aprender mais sobre as mudanças no controle motor fino e os mecanismos de aprendizado adaptativo dos taikonautas durante missões espaciais de longo prazo.
A tripulação da Shenzhou 19 lançou para a estação espacial Tiangong em 29 de outubro, iniciando uma missão de seis meses. Os taikoanautas realizaram sua primeira atividade extraveicular, ou caminhada no espaço, em 18 de dezembro.
A China completou a construção da Tiangong em 2022. O país pretende manter o posto orbital, que tem cerca de 20% da massa da Estação Espacial Internacional, permanentemente ocupado e operacional por pelo menos 10 anos. A China também está buscando expandir a instalação de três módulos com módulos adicionais.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário