SpaceX Contribuiu Para Estabelecimento de Novo Recorde Global de Lançamentos em 2024
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: SpaceX
Um lançamento do Falcon 9 de uma nave cargueira Dragon em novembro, um dos mais de 130 lançamentos realizados pela SpaceX em 2024. |
No dia de ontem (01/01), o portal SpaceNews noticiou que o mundo estabeleceu mais um recorde de lançamentos orbitais em 2024, em uma onda contínua de atividade de lançamentos impulsionada quase totalmente pela SpaceX.
De acordo com a nota do portal, houve 259 tentativas de lançamento orbital em 2024, um aumento de 17% em relação ao recorde anterior de 221 tentativas de lançamentos orbitais em 2023, com base na análise da SpaceNews de registros de fontes abertas. Esse número não inclui lançamentos suborbitais, como os quatro voos de teste do SpaceX Starship/Super Heavy ou dois lançamentos da variante suborbital HASTE do Electron da Rocket Lab.
Esse aumento no número total de lançamentos acompanha o crescimento da SpaceX, que realizou 134 lançamentos dos foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy em 2024, contra 96 em 2023. A empresa realizou mais lançamentos orbitais do que o restante do mundo combinado.
A SpaceX foi responsável por 88 dos 93 lançamentos da Eastern Range na Flórida, que inclui a Estação Espacial da Força Aérea de Cape Canaveral e o Centro Espacial Kennedy, e 46 dos 47 lançamentos da Western Range na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Outras entidades dos EUA realizaram apenas 20 lançamentos orbitais em 2024, contando com 13 lançamentos do Electron da Rocket Lab no Complexo de Lançamento 1 da Nova Zelândia.
A China realizou 68 lançamentos em 2024, quebrando o recorde de 67 lançamentos alcançado em 2023. A Rússia fez 17 lançamentos, seguida pelo Japão (7), Índia (5), Irã (4), Europa (3) e Coreia do Norte (1).
Os 259 lançamentos orbitais incluíram seis falhas. O Kairos, um pequeno veículo de lançamento da empresa japonesa Space One, falhou em suas duas primeiras tentativas, em março e dezembro. Dois veículos de lançamento comerciais chineses, o Hyperbola-1 e o Lijian-1, sofreram falhas em julho e dezembro, respectivamente, assim como o único lançamento da Coreia do Norte. Um lançamento do Falcon 9 de satélites Starlink em julho alcançou a órbita, mas o estágio superior apresentou defeito durante a reativação do motor para circular a órbita, resultando na implantação dos satélites em órbitas muito baixas para sobreviver.
Embora a SpaceX tenha aumentado drasticamente sua cadência de lançamentos em 2024, a empresa ainda não atingiu sua meta interna. A companhia entrou no ano com o objetivo de lançar 148 foguetes Falcon, incluindo quatro lançamentos que foram adiados de 2023, quando a empresa quase atingiu sua meta de 100 lançamentos. Em dezembro, Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX, disse que a nova meta da empresa para 2024 era de 136 lançamentos.
Shotwell comentou em um evento do Center for Strategic and International Studies (CSIS) em 17 de dezembro que a empresa planejava entre 175 e 180 lançamentos do Falcon em 2025, com o objetivo de aumentar as taxas de lançamento para evitar a complacência. “Nós simplesmente continuamos empurrando os limites”, disse ela. “É assim que você mantém o peso de combate.”
A SpaceX também está se preparando para aumentar os lançamentos do Starship, incluindo as primeiras missões verdadeiramente orbitais, em 2025. A empresa espera que esse veículo tenha uma taxa de lançamentos muito maior do que a do Falcon.
“Elon [Musk] diz: ‘Eu quero lançar 1.000 vezes por ano’”, disse Shotwell no evento do CSIS. “Nós precisamos descobrir como fazer isso, mas será com o Starship, não com o Falcon.”
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário