Delegação Brasileira Formada Por Representantes da Piada Espacial Brasileira (AEB) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Realizaram Visita Técnica ao CNES em Toulouse, na França

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia 17/01, o portal da Piada Espacial Brasileira (AEB), noticiou que a delegação brasileira realizo visita técnica ao Centre National d'Études Spatiales (CNES) em Toulouse, na França. A missão fez parte das ações do projeto de pesquisa “Implantação do Centro de Operações e Pesquisa com Balões do Tocantins”.
 
Pesquisadores brasileiros participaram de treinamento na unidade do CNES.
 
De acordo com a nota do portal, entre os dias 14 a 17 de janeiro, pesquisadores da (AEB) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram de uma visita técnica ao CNES em Toulouse, França. A missão faz parte das ações do projeto de pesquisa “Implantação do Centro de Operações e Pesquisa com Balões do Tocantins”, financiado pela AEB e executado pela UFT em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).
 
Durante a visita, os pesquisadores da UFT participaram de um treinamento intensivo em operações com balões de sondagem na unidade do CNES em Aire-sur-l'Adour. Além disso, o Coordenador de Segmento de Solo da AEB, Eduardo Quintanilha, e o Coordenador do Projeto, Marcelo Leineker, estiveram em reuniões conduzidas pelos pesquisadores do CNES, Stéphane Louvel e Vincent Dubourg. Essas reuniões focaram no desenvolvimento do Critical Design Review (CDR), um processo que envolveu a análise e a verificação de todos os requisitos necessários para a implantação da base de operações de balões em Palmas.
 
Após a conclusão do CDR, o documento foi apresentado e aprovado em reunião com a Diretora de Sistemas Orbitais e de Aplicações do CNES, Caroline Laurant, e com o Diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi. Em seguida, foram realizadas reuniões para finalizar o acordo específico de cooperação entre o CNES e a AEB, visando o desenvolvimento de atividades e pesquisas com balões na base de Palmas.
 
O processo de implantação da base iniciou-se em 2022, com uma visita preliminar do CNES e da AEB a Palmas, coordenada pela UFT. Em 2023, foi desenvolvido o Preliminary Design Review, e agora, com o CDR concluído, as equipes se concentram nos processos para viabilizar a construção e a aquisição de equipamentos. A expectativa é realizar o Final Acceptance Review em junho de 2026.
 
Na oportunidade, os pesquisadores da UFT também participaram de uma capacitação preliminar que incluiu atividades de preparação, lançamento e rastreamento de balões de sondagem, culminando em dois lançamentos realizados em colaboração com a equipe do CNES.
 
A missão contou com a participação do Coordenador de Segmento de Solo da AEB, Eduardo Quintanilha, do Coordenador do Projeto, Marcelo Leineker, e dos membros da equipe Eliel Poggi, Ismael de Souza, Alex Vilarindo e João Batista.
 
Representantes da AEB e da UFT visitam o CNES em Tolouse, França
 
Sobre a parceria entre AEB, CNES e UFT
 
Em junho de 2023, a AEB e o CNES assinaram uma Carta de Intenções que formaliza o compromisso conjunto de desenvolver e operar um local de lançamento de balões estratosféricos em Palmas, Tocantins. Essa iniciativa vai além do lançamento de balões, simbolizando um compartilhamento de aspirações e visões para o futuro da exploração espacial.
 
Os objetivos da parceria incluem:
 
* Realizar missões científicas internacionais na região de Palmas em colaboração com o CNES;
 
* Retomar as atividades de pesquisa científica com balões no Brasil, promovendo experimentos nacionais na estratosfera com foco em clima, meteorologia e ciências espaciais;
 
* Qualificar equipes nacionais para projetar e realizar experimentos científicos utilizando essas plataformas; e
 
* Viabilizar voos de demonstração de tecnologias a serem embarcadas em satélites.
 
👉 Entenda melhor essa história:
 
 
 
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários