A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) Concede Licença Para o Primeiro Lançamento Orbital Vertical de Um Foguete a Partir do Solo Europeu

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily

No dia de ontem (16/01), o portal Space Daily noticiou que o primeiro lançamento vertical de um foguete para órbita a partir do solo europeu poderá ocorrer este ano a partir do ponto mais ao norte do Reino Unido, depois que uma empresa alemã obteve aprovação para o voo espacial, anunciaram os reguladores nesta quinta-feira (16).
 
De acordo com a nota do portal, a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) disse que concedeu uma licença de lançamento à Rocket Factory Augsburg (RFA), permitindo que ela envie um foguete ao espaço a partir do SaxaVord Spaceport, nas Ilhas Shetland, na Escócia.
 
"Esta é uma nova era para a indústria aeroespacial e conceder a primeira licença de lançamento vertical a partir do solo britânico é um passo em direção a um marco histórico para a nação", disse o CEO da CAA, Rob Bishton.
 
"Esta licença é o culminar de um trabalho intenso nos bastidores para colocar as medidas adequadas de segurança e ambientais antes do lançamento", acrescentou.
 
Este é o último grande passo regulatório permitindo que a Rocket Factory Augsburg (RFA) realize o lançamento de Unst, a ilha mais ao norte das Ilhas Shetland.
 
Jorn Spurmann, cofundador e diretor comercial da RFA, chamou isso de "um momento revolucionário para a RFA e para a indústria espacial da Europa".
 
"Conseguir a primeira licença de lançamento fora do local estabelecido pela Agência Espacial Europeia em Kourou (Guiana Francesa) não é apenas um marco regulatório — é um poderoso endosse da nossa excelência técnica e um ponto de virada para a inovação espacial europeia", acrescentou.
 
"Ao possibilitar lançamentos econômicos e flexíveis a partir do continente europeu, estamos lançando as bases para uma nova era de exploração e comercialização espacial, garantindo que a Europa continue na vanguarda da corrida espacial global", completou.
 
A CAA já havia concedido à SaxaVord, empresa de propriedade privada, uma licença de espaçoporto e uma licença de controle de alcance.
 
A RFA espera realizar o primeiro voo de teste de seu foguete de três estágios, com 30 metros de altura (100 pés), que pode levar uma carga útil de 1.300 kg para órbita, em 2025.
 
A primeira etapa do foguete inicial pegou fogo e explodiu durante um teste de fogo estático no ano passado, adiando os planos para um lançamento em 2024.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários