A Startup Japonesa 'Pale Blue' Realizará Testes de Voo Com Propulsor à Base de Água em Parceria Com a Italiana 'D-Orbit'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Pale Blue
Jun Asakawa, cofundador e CEO da Pale Blue, aperta a mão de Renato Panesi, cofundador e diretor comercial da D-Orbit.
 
No dia de hoje (08/01), o portal SpaceNews noticiou que a startup japonesa 'Pale Blue' anunciou hoje (08) um acordo com a empresa de transporte italiana 'D-Orbit' para realizar duas demonstrações em 2025 de um pequeno propulsor movido a água.
 
De acordo com a nota do portal, com um tamanho ligeiramente maior que um cubo de 10 centímetros, o Pale Blue 1U+ Water Ion Thruster foi projetado para ajudar pequenos satélites a manobrar durante missões, evitar detritos espaciais e realizar a desorbitagem quando as missões se concluírem, segundo o comunicado.
 
“Com a parceria com a D-Orbit, estamos dando um passo significativo para validar o desempenho e a confiabilidade de nossa tecnologia de propulsão”, disse Jun Asakawa, cofundador e CEO da Pale Blue, em comunicado. “Esta colaboração nos permitirá atender à crescente demanda, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade no espaço.”
 
Histórico de Voos
 
A Pale Blue demonstrou seu propulsor Resistojet em órbita pela primeira vez em 2023. Desde então, a empresa derivada da Universidade de Tóquio arrecadou US$ 16 milhões em uma rodada de financiamento Série B e ganhou um contrato de Pesquisa de Inovação de Pequenas Empresas do Japão no valor de até US$ 27 milhões para desenvolver propulsores de íons e efeito Hall à base de água.
 
“Estamos confiantes de que nosso sistema de propulsão à base de água redefinirá o futuro das missões de satélites e abrirá novas possibilidades para a exploração espacial”, disse Asakawa.
 
Os propulsores à base de água oferecem as vantagens de segurança, disponibilidade e facilidade de manuseio, caso desempenhem conforme o esperado em órbita.
 
A Pale Blue planeja demonstrar o desempenho do propulsor em junho e outubro de 2025 durante os voos do ION Satellite Carrier da D-Orbit. Desde 2020, a D-Orbit já implantou 105 satélites e hospedou 48 cargas úteis em 14 missões do ION.
 
“A tecnologia de propulsão à base de água está perfeitamente alinhada com o compromisso da D-Orbit com operações espaciais sustentáveis”, disse Renato Panesi, cofundador e diretor comercial da D-Orbit, em comunicado. “Com base em nossa vasta experiência em demonstrações bem-sucedidas em órbita e na comprovada versatilidade do ION Satellite Carrier, estamos felizes em apoiar a Pale Blue no avanço de sua solução de propulsão inovadora.”
 
Mercado Asiático

A Pale Blue é o primeiro cliente japonês da D-Orbit.
 
O novo contrato “destaca nosso compromisso em fortalecer os laços com o setor espacial avançado do Japão e expandir o alcance da D-Orbit na região Ásia-Pacífico”, disse Ash Takao, gerente de desenvolvimento de vendas da D-Orbit e membro da Marubeni Corp., em comunicado.
 
Quando a Marubeni liderou a rodada de financiamento Série C de 150 milhões de euros da D-Orbit, o gigante comercial japonês obteve direitos exclusivos para distribuir os serviços da D-Orbit no Japão e no Sudeste Asiático.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários