A Empresa Americana 'Firefly Aerospace' Realizará o Lançamento da Espaçonave 'Blue Ghost' Para a Lua na Próxima Semana (15/01)
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Firefly Aerospace
No dia de hoje (08/01), o portal Space Daily noticiou que a empresa americana 'Firefly Aerospace' havia anunciado nesta terça-feira (07/01) que planeja lançar a sua sonda Blue Ghost para a Lua na próxima semana, como parte de um programa experimental da NASA que faz parcerias com o setor comercial para reduzir custos.
Se bem-sucedido, será a segunda vez que um robô americano aterrissará na superfície lunar desde o fim da era Apollo.
"Prepare-se! Nossa viagem até a Lua está programada para decolar às 1h11 EST na quarta-feira, 15 de janeiro, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9", escreveu a Firefly Space, com sede no Texas, em uma publicação no X.
A sonda da empresa, chamada Blue Ghost, tem 2 metros de altura e 3,5 metros de largura. Ela tem como objetivo entregar equipamentos para 10 projetos de pesquisa científica e demonstrações tecnológicas em uma característica vulcânica chamada Mons Latreille, localizada dentro do Mare Crisium, no lado nordeste da Lua.
A Blue Ghost passará 45 dias viajando até a Lua, seguidos por uma fase operacional planejada de 14 dias na superfície.
A Firefly Aerospace recebeu um contrato de US$ 93 milhões em 2021, como parte da iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA.
O programa recrutou novas empresas espaciais para entregar cargas científicas e tecnológicas à Lua, com o objetivo de fomentar uma economia lunar privada e estabelecer uma presença sustentada lá como parte do programa Artemis.
A primeira missão CLPS, realizada pela empresa Astrobotic, baseada na Pensilvânia, em janeiro de 2024, terminou em fracasso.
A sonda Peregrine da empresa foi lançada a bordo de um foguete Vulcan da United Launch Alliance, mas foi perdida alguns dias depois devido a um vazamento de combustível, acabando por se desintegrar na atmosfera da Terra.
Um mês depois, a Intuitive Machines, com sede no Texas, alcançou um sucesso parcial. Sua sonda foi lançada a bordo de um SpaceX Falcon 9 e pousou com sucesso perto do pólo sul da Lua no dia 22 de fevereiro.
No entanto, ela quebrou uma das pernas ao aterrissar e ficou inclinada, impedindo que seus painéis solares recebessem luz solar suficiente para manter o rádio ligado. Mesmo assim, a missão completou vários testes, transmitiu fotos e marcou o primeiro pouso lunar americano desde a missão Apollo 17, em 1972.
Até o momento, apenas cinco países conseguiram realizar pousos suaves de espaçonaves na Lua: União Soviética, Estados Unidos, China, Índia e Japão.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário