A Rede Celular da Nokia Permitirá a Conectividade da 'Missão Lunar IM-2' à Medida Que a Intuitive Machines Concluiu a Integração

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Página MOON Daily do Portal Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (13/01), a página MOON Daily do portal Space Daily noticiou que as empresas Intuitive Machines, Inc. (Nasdaq: LUNR, LUNRW) e a Nokia (NYSE: NOK, Euronext: NOKIA) concluíram a integração final do Sistema de Comunicação na Superfície Lunar da Nokia ("LSCS") no Módulo Lunar Athena para a Missão IM-2. O objetivo dessa missão é estabelecer a primeira rede celular na Lua, com foco na região do polo sul lunar.
 
De acordo com a nota do portal, em colaboração com o Nokia Bell Labs, os engenheiros da Intuitive Machines realizaram testes rigorosos e a instalação do "rede em uma caixa" LSCS no painel superior de carbono compósito do Athena. A instalação inclui isolamento térmico e integração com o Sistema de Proteção Térmica do Athena para proteger o sistema durante sua jornada de 239.000 milhas e operação na Lua. O sistema de proteção garante o gerenciamento de calor, permitindo o funcionamento ideal em temperaturas lunares extremas.
 
Componentes adicionais do LSCS foram instalados em dois veículos móveis lunares: o Micro-Nova Hopper da Intuitive Machines e o rover Plataforma Móvel Autônoma de Prospectagem (MAPP) da Lunar Outpost. Esses veículos estão equipados para se implantar após o pouso e se conectar imediatamente à rede baseada no Athena para operações na superfície lunar.
 
O LSCS da Nokia utiliza a tecnologia terrestre 4G/LTE, adaptada pelo Nokia Bell Labs para lidar com as demandas das missões lunares. O sistema facilitará a transmissão de vídeo em alta definição, comunicações de comando e controle e dados de telemetria entre o Athena e os veículos implantados. A Intuitive Machines transmitirá esses dados para a Terra por meio de seu serviço de transmissão direto para a Terra.
 
"Nosso objetivo é provar que as tecnologias celulares podem fornecer a conectividade confiável, de alta capacidade e eficiente necessária para futuras missões tripuladas e não tripuladas à Lua e, eventualmente, a Marte", disse Thierry E. Klein, Presidente da Bell Labs Solutions Research na Nokia. "A tecnologia celular transformou irrevogavelmente a maneira como nos comunicamos na Terra. Não há razão para que ela não possa fazer o mesmo pelas comunicações em outros mundos."
 
O LSCS e o Micro-Nova Hopper foram desenvolvidos em colaboração com a Direção de Missão de Tecnologia Espacial da NASA, por meio da iniciativa Tipping Point, que financia inovações da indústria que apoiam empreendimentos comerciais espaciais e futuras missões da NASA. A missão IM-2 da Intuitive Machines usará o Micro-Nova Hopper, chamado Grace, para explorar crateras lunares permanentemente sombreadas em busca de áreas ricas em hidrogênio, indicativas de depósitos de gelo. Os dados coletados pelo hopper serão transmitidos via LSCS para o Athena e, em seguida, para a Terra.
 
O rover MAPP, projetado pela Lunar Outpost, sairá de seu compartimento de proteção no Athena após o pouso. Equipado com antenas para se conectar à rede da Nokia, o rover iniciará uma missão de vários dias para mapear o polo sul lunar, coletando imagens estereoscópicas e dados ambientais.
 
"Acreditamos que a entrega do sistema 4G/LTE da Nokia à superfície lunar é um momento transformador na comercialização do espaço e na maturidade da economia lunar", disse o CEO da Intuitive Machines, Steve Altemus. "Seja a Nokia conectando ativos na superfície ou a Intuitive Machines transmitindo dados de volta para a Terra, essas inovações são fundamentais para a geração Artemis e foram possíveis graças à liderança da NASA."
 
O lançamento do módulo Athena está agendado para ocorrer não antes de final de fevereiro, a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários